Como Criar um Website, Portefólio ou Loja Online
Queres montar o teu próprio website, portefólio ou loja online? Segue estes 10 passos essenciais para criar um website bem estruturado, apelativo e totalmente otimizado!
Com a variedade de ferramentas disponíveis para a construção de websites – muitas delas gratuitas, low-code e até mesmo no-code – não há desculpa para a tua marca ou o teu negócio não ter uma presença online.
Ao leres este artigo vais ficar a conhecer algumas das principais etapas que caracterizam o processo de construção de um blog ou website.
Neste artigo poderás encontrar informações relacionadas com os seguintes tópicos:
Primeiro que tudo, deves definir qual o objetivo e o propósito do website.
A estratégia é um elemento determinante para o sucesso de qualquer vertente do ecossistema do marketing digital – a construção de páginas web não foge à regra.
Deves, por conseguinte, começar por determinar qual o principal objetivo do teu website, quer seja ele:
Esta é a também fase onde poderá fazer sentido criares as personas e determinares as fases da jornada de relacionamento com o cliente onde o website poderá vir a surgir como ponto de contacto
Nesta primeira fase, poderás também começar a pensar nos diferentes tipos de página que queres construir, desenhar um mapa da navegação idealizada no website e planear o conteúdo que queres apresentar ao visitante.
O segundo passo passa por adquirir um domínio e um serviço de hosting para o website.
Podes olhar para o domínio como a morada do teu website através da qual os utilizadores conseguirão chegar até ao mesmo e o hosting como uma espécie de disco externo online que guarda as informações e arquivos do teu website.
É aconselhado adquirir o domínio e hosting na mesma plataforma, de modo a tornar o processo mais simples. Existem vários provedores nacionais e internacionais – com soluções complexas ou mais simplificadas.
Eis alguns exemplos de provedores:
Alguns dos próprios website builders que vamos ver mais à frente, oferecem planos com domínios personalizados e alojamento incluídos – que te poupam algum tempo e preocupação a tratar deste assunto.
Escolher um website builder é o passo seguinte.
É a altura de analisares as diferentes ferramentas de construção de sites e decidires qual aquela que melhor se adapta quer às tuas necessidades quer aos teus conhecimentos de web design.
Existem cada vez mais soluções no mercado, umas mais complexas e outras mais simples – muitas delas com planos gratuitos.
Não te assustes se não tiveres grandes conhecimentos de programação e design.
Hoje em dia não precisas de ser um web developer para conseguires montar um bom site. Muitas das plataformas existentes apresentam templates e elementos de drag-and-drop, que facilitam imenso a construção de páginas web.
De modo a escolheres corretamente um construtor de websites, analisa bem os seguintes fatores:
Apresento-te, agora, alguns dos website builders mais populares:
Das diferentes soluções, aquelas que prefiro trabalhar e que oferecem melhores garantias de qualidade, são:
Após a escolha do website builder, está na hora de o configurares.
Em grande parte dos construtores de websites, uma das primeiras etapas é a escolha de um tema/template base – que servirá como ponto de partida, ajudando-te na personalização e configuração inicial.
É aqui onde vais começar, essencialmente, a personalizar alguns elementos que vão caracterizar a identidade do teu website e do teu próprio branding, tal como o logo do site, as cores e tipografia a utilizar, aparência dos variados elementos do website, entre outros.
O quinto passo diz respeito ao processo de benchmarking e procura de inspiração.
Antes de partir para a construção das páginas, o que costumo fazer é analisar as melhores práticas no mercado e realizar um levantamento de ideias relacionadas com design das páginas e experiência de navegação que possam surgir como inspiração.
Por norma, para encontrar pontos de partida para UI/UX de websites, utilizo as seguintes plataformas/ferramentas:
Na sexta fase, é hora de pôr as mãos à obra e começar a construir e a alimentar as diferentes páginas e secções que compõem o website.
Esta é a fase onde editas o conteúdo das páginas, adicionas informações e imagens dos possíveis produtos que possas estar a vender, editas a barra de navegação, cabeçalhos e rodapés, entre outros.
Lembra-te que os olhos também comem e que os visitantes tendem em despender muito pouco tempo dentro de um website. Um bom design vai ser determinante para criar uma boa impressão inicial, principalmente para aqueles que nunca ouviram falar da marca.
Na verdade, 94% das primeiras impressões de websites são provenientes do design.
Para além disto, segundo um estudo da Google, os visitantes formam uma opinião acerca do design em apenas 17 ms.
No entanto, existem sites super criativos e com um design aparentemente incrível e bonito, mas que depois a proposta de valor não é facilmente compreendida, a própria navegação no website não é simples e, consequentemente, não conseguem converter.
Por conseguinte, procura associar um bom design e UI a uma boa experiência de utilização, colocando os elementos necessários, nos locais da página certos, de forma atrativa mas simples.
O passo seguinte prende-se com a otimização mobile das páginas.
Segundo a Hubspot, cerca de 50% de toda a atividade na internet acontece em dispositivos mobile, sendo que com tantas pessoas a visitar websites através dos seus smartphones, torna imperial que se crie uma ótima experiência mobile.
E criar uma ótima experiência mobile implica que se desenvolva um website com um design responsivo aos diferentes tipos e tamanho de ecrã.
Por isso garante, no teu website builder, que o texto, botões e outros elementos são facilmente visíveis e se adaptam às diferentes versões mobile.
O 8º passo diz respeito à instalação de plugins essenciais.
Existem diferentes plugins disponíveis nos diferentes construtores de websites, que acrescentam mais funcionalidades, maior personalização e outras otimizações ao website – entre as quais a melhoria da velocidade de carregamento, aumento da segurança do website, estratégia SEO, acesso a analytics…
Porém, garante que não sobrecargas o servidor do teu website com inúmeros plugins que não são essenciais e que possam vir comprometer, não só velocidade de carregamento do website e experiência de navegação, como a sua própria segurança.
Deixo-te aqui uma lista de plugins essenciais para WordPress:
Posteriormente, a fase seguinte prende-se com a aplicação de estratégias de otimização SEO das páginas e conteúdos do website.
Este conjunto de esforços vão permitir que o website alcance as melhores classificações possíveis nos resultados dos motores de busca como a Google e Bing.
No caso do algoritmo da Google, existem mais de 200 fatores que vão influenciar o desempenho de um site no motor de busca.
Se nunca olhaste muito atentamente para esta vertente do marketing digital, fica sabendo que muito do trabalho e estratégia SEO está assente em:
O último passo essencial passa por conectar o website às webmaster tools da Google e Bing, de modo a garantir que estes motores de busca ficam a conhecer o teu website.
Este processo está, sobretudo, assente na:
Assim que o pedido de indexação nestas plataformas for aceite, o site está pronto para ser recomendado pelos motores de busca.
Para identificares quais as páginas do teu website que já estão indexadas, basta escreveres no motor de busca “site:oteudomínio.com”.
Gostaste deste artigo? Partilha-o nas redes sociais 👇🏼
Artigos Recomendados