Bernardo Ferreira

Ebook - Voice Search Marketing

O Guia de Otimização para Pesquisas por Voz

Ebook Gratuito

Desde já obrigado pelo teu interesse!

Para teres acesso gratuito ao ebook “Voice Search Marketing – O Guia de Otimização para Pesquisas por Voz”, preenche os campos abaixo.

Receberás o documento no teu email.

Conteúdos

1. Introdução ao Voice Search

– Conceito

– Assistentes Digitais

– Características/Particularidades das Pesquisas por Voz

– Resultados Apresentados em Voice Search

– Featured Snippets‭ – ‬A Posição 0

2. Voice Search no Contexto Internacional

– Voice Report 2019 da Microsoft

– Mobile Voice Usage Trends in 2020 da Perficient

3. Voice Search em Portugal

– Comportamentos de Pesquisa em Portugal

– Voice Search nas Empresas Nacionais

4. As Dimensões de Voice Search Marketing

– Estratégias de Voice SEO

– Desenvolvimento de Ações de Voz (Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit)

– Fortalecimento do Branding e Posicionamento

Resumo

Pesquisas por voz são uma das tendências que poderão‭ impactar de forma mais significativa a jornada de compra dos consumidores na próxima década‭. ‬

No ecossistema do marketing digital‭, ‬o conceito‭ “voice‭ search”‭ ‬surge como uma das maiores transformações que‭ estão a acontecer‭, ‬algo que influenciará‭, ‬certamente‭, ‬a forma como as empresas trabalham as estratégias de search engine marketing e o seu branding‭.‬

Voice Search é a designação atribuída a‭ ‬ocasiões nas quais‭ alguém utiliza a sua voz para interagir com um assistente‭ digital ou motor de busca‭. ‬

A era da voz e dos assistentes virtuais aproxima-se e os teclados são‭, ‬aos poucos‭, ‬substituídos por comandos de voz‭.

O browsing na Search Engine Results Page‭ (‬SERP‭) ‬é deixado de lado e‭ ‬a luta pela posição 0‭ ‬é agora o grande desafio para os profissionais de marketing digital‭.‬

Estamos‭, ‬verdadeiramente‭, ‬perante uma mudança de‭ paradigma na forma como os indivíduos realizam as suas‭ pesquisas online‭ ‬‮–‬‭ ‬assistindo-se a uma transição da pesquisa‭ ‬escrita para a voz‭.

Estudos comportamentais mais recentes da Gartner‭ (‬2020‭) – ‬“Gartner Consumer Pandemic Attitudes and Behaviors Survey in 2020”‭ ‬‮–‬‭ ‬indicam que cerca de‭ ‬40%‭ ‬dos indivíduos utilizam‭ assistentes de voz nos seus smartphones‭ ‬e‭ 26%‭ ‬utilizam‭ dispositivos inteligentes‭ ‬pelo menos uma vez por semana‭ (‬Gartner‭, ‬2020‭).

Este ebook surge como um guia para os profissionais que‭ procurem compreender a forma como é possível desenvolver uma estratégia integrada de voice search marketing para os seus negócios‭.‬

Nos primeiros capítulos do documento é dado um‭ enquadramento geral sobre a forma como os assistentes digitais funcionam‭, ‬as principais características das pesquisas por voz‭ e as particularidades associadas à forma como os resultados são apresentados em voice search‭.‬

Posteriormente‭, ‬são apresentados um conjunto de estudos‭ realizados no estrangeiro e que nos ajudam a identificar os‭ principais comportamentos e motivações inerentes à utilização de assistentes digitais e dispositivos inteligentes‭.‬

Num 3º‭ ‬capítulo‭, ‬o leitor conseguirá compreender o panorama do voice search em Portugal‭, ‬graças à realização de uma‭ investigação e recolha de dados pioneira no território nacional‭ ‬- ‬onde foi possível identificar o impacto das tecnologias de‭ pesquisa por voz na vida do consumidor português e perceber‭, ‬junto de especialistas (André Novais de Paula, David Tavares e MIguel Maio)‭, ‬a forma como as empresas poderão dar os primeiros passos em estratégias de otimização para voice‭ search‭.‬

No último capítulo‭, ‬é apresentado um framework‭ – ‬“As 3‭ ‬Dimensões de Voice Search Marketing”‭ -, ‬onde são explicadas diversas estratégias de‭ otimização para o ecossistema de pesquisas de voz‭.‬

 

Diagrama Voice Search Marketing - Bernardo Ferreira