Características e Publicação de Conteúdo na Rede Social
Embora o TikTok não partilhe grandes pormenores acerca do seu algoritmo, sabemos que a empresa apresenta um grande investimento em inteligência artificial, com o intuito de otimizar ao máximo o conteúdo que é apresentado aos seus utilizadores.
Para além disso, é importante esclarecer que este tipo de algoritmos está em constante mutação e tornam-se cada vez mais inteligentes e complexos.
A For You Page é a página que um utilizador encontra assim que abre a aplicação.
Ao contrário da maior parte das restantes redes sociais – que apresentam o conteúdo que é partilhado pelos amigos e páginas que o usuário segue -, o TikTok procura destacar vídeos de diferentes tipos de criadores de conteúdo, mesmo que sejam perfis que não sejam seguidos pelo utilizador.
Podemos comparar a For You Page à página Explore do Instagram, no qual é apresentado novo conteúdo e novos perfis baseados nos tipos de vídeos que o utilizador mais visualiza e interage.
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Em termos genéricos, o principal objetivo do TikTok é manter os utilizadores o máximo de tempo possível na aplicação e, para isso, desenvolveram um algoritmo fortemente focado em entregar os vídeos certos a cada um dos utilizadores, tendo em conta as suas preferências e as suas ações prévias realizadas aquando da visualização de outros vídeos na plataforma.
Quanto mais tempo os utilizadores passam dentro da aplicação, mais informação terá o algoritmo para traçar as principais características do usuário.
Cada vez que há um upload de um vídeo no TikTok, este passa por um conjunto de avaliações para determinar a quem o conteúdo será apresentado e o volume de pessoas que serão impactadas pelo mesmo.
A performance de um vídeo nesta plataforma é, essencialmente, influenciada pelo engagement gerado com os utilizadores e o tempo de visualização de um vídeo – a sua percentagem de visualização e se este é visto mais do que uma vez por cada utilizador.
O TikTok atribuiu a cada conta um ranking de autoridade. Os primeiros 5 vídeos que são publicados num determinado perfil são cruciais para este índice de autoridade, sendo que consoante o conteúdo e desempenho destas publicações iniciais, o algoritmo atribui um determinado nível a esse mesmo perfil – tier 1, tier 2 ou tier 3 (o nível mais elevado de autoridade).
Esses primeiros 5 vídeos também vão ser importantes para que o algoritmo consiga determinar a categoria da página tendo em conta o seu conteúdo – quer seja esta de memes, conteúdo educativo, música, maquilhagem, entre outros.
Durante a investigação que realizei ao TikTok, encontrei um artigo muito interessante publicado na Medium, “How to Crack the TikTok Algorithm to Create Viral Videos”.
O autor afirma que existem 5 fases distintas que caracterizam o processo de publicação de um vídeo no TikTok:
Este é o primeiro estágio no qual o algoritmo define a quem entregar o vídeo, com base no termo “Video Classification”, definido pela música/áudio e o copy/hastags associadas.
Esta é a etapa em que o TikTok faz um push do vídeo para um conjunto limitado de utilizadores, tendo em conta três fatores:
Esta é uma das fases cruciais que definem aquilo que é a qualidade do vídeo baseada nas taxas de engagement resultantes da primeira vaga da distribuição do conteúdo.
Os critérios que são medidos para definir o engagement nesta etapa são:
A performance do vídeo na etapa anterior vai definir se este passa ou não para esta quarta fase e se cumpre os requisitos mínimos para que o algoritmo faça um novo empurrão a novos usuários.
Quanto maior for o Performance Rating, maior será o conjunto de pessoas que serão impactadas com a nova vaga de distribuição do vídeo no feed dos utilizadores.
Caso não sejam cumpridos os requisitos mínimos, o vídeo começa a perder os impulsos de alcance.
Esta é a etapa em que o vídeo deixa de ser empurrado para os utilizadores e o número de visualizações vai estagnar.
Não obstante, há sempre hipóteses de um vídeo voltar a ser impulsionado pelo TikTok caso consiga obter um número de interações significativo que justifiquem um retomar deste ciclo.
Estas são algumas das formas que poderão impulsionar o sucesso de um vídeo no TikTok e aumentar a probabilidade de este se tornar viral:
Um dos pontos comuns de diferentes especialistas quanto ao algoritmo do TikTok prende-se com a crescente importância do Completion Ratio – a percentagem de vídeo que as pessoas visualizaram -, que se afirma como um dos fatores de performance mais valorizados.
Existem algumas características que poderão encorajar os utilizadores a visualizar um vídeo na sua totalidade e, se possível, mais do que uma vez:
A música que é utilizada no vídeos do TikTok apresenta uma importância como nenhuma outra rede social.
Os criadores de conteúdo devem procurar ao máximo usar músicas trendy/populares e que estejam a gerar altos níveis de engagement, de modo a aumentar o alcance do vídeo.
Esta é uma tarefa facilitada pela própria app, que oferece aos utilizadores uma extensa biblioteca de músicas, que facilmente são adicionadas e ajustadas ao vídeo.
Os hastags são uma parte importantíssima para o aumento do número de pessoas alcançadas numa publicação.
À semelhança da recomendação de utilização de músicas populares, também devem ser utilizados hastags de movimentos e desafios que se encontrem trendy no momento.
Para além disso, existem vários especialistas que defendem que a integração de alguns hastags específicos no copy, tais como #foryou, #foryoupage e #fyp, podem ajudar a otimizar o vídeo para o algoritmo do TikTok.
Adicionar incentivos à ação é algo extremamente relevante em qualquer área de social media marketing – o TikTok não é excessão.
Deve procurar-se encorajar os usuários a interagir com o vídeo, sobretudo através da secção dos comentários.
Colocar perguntas aos utilizadores poderá ser uma boa estratégia para o aumento das taxas de engagement, uma vez que incentivam ao diálogo nos comentários.
Um criador de conteúdo não se pode limitar a publicar vídeos e ficar à espera que os outros interajam com ele.
O próprio content creator deve procurar interagir com aqueles que tiram parte do seu tempo para ver os seus vídeos;
O algoritmo valoriza os likes, comentários e interações que os criadores de conteúdo têm com a comunidade.
À semelhança do que acontece com outras redes sociais, não existe um horário de publicação específico que garanta o aumento do alcance e engagement de uma publicação.
Cada perfil, marca ou influenciador tem a sua própria audiência, pelo que a hora a que um público de uma determinada página está online não tem de ser necessariamente a mesma de que um outro perfil.
Cada conta deve procurar conhecer a sua audiência através das ferramentas que são oferecidas pelo próprio TikTok – Pro TikTok Account/Conta Profissional – e determinar a que horas o público de uma página tende em estar mais ativo e a interagir com maior frequência nas últimas publicações.
Para além disso, determinar qual a localização da audiência poderá ser fundamental para que se determine as horas em que os utilizadores se encontram acordados, tendo em conta o seu fuso horário correspondente.
No entanto, para um novo criador de conteúdo que não tenha ainda dados suficientes para ficar a saber quando a sua audiência está online, as horas em que, em média, existem taxas de engagement mais elevadas são durante o período da manhã.
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