Bernardo Ferreira

O Algoritmo do TikTok

Características e Publicação de Conteúdo na Rede Social

17 JUN 2020

TikTok Marketing
Ícone Website - Bernardo Ferreira (2021)

Bernardo Ferreira

Gestor de Marketing | Autor do Artigo

Introdução ao Algoritmo do TikTok

Embora o TikTok não partilhe grandes pormenores acerca do seu algoritmo, sabemos que a empresa apresenta um grande investimento em inteligência artificial, com o intuito de otimizar ao máximo o conteúdo que é apresentado aos seus utilizadores. 

Para além disso, é importante esclarecer que este tipo de algoritmos está em constante mutação e tornam-se cada vez mais inteligentes e complexos. 

A For You Page é a página que um utilizador encontra assim que abre a aplicação. 

Ao contrário da maior parte das restantes redes sociais – que apresentam o conteúdo que é partilhado pelos amigos e páginas que o usuário segue -, o TikTok procura destacar vídeos de diferentes tipos de criadores de conteúdo, mesmo que sejam perfis que não sejam seguidos pelo utilizador. 

Podemos comparar a For You Page à página Explore do Instagram, no qual é apresentado novo conteúdo e novos perfis baseados nos tipos de vídeos que o utilizador mais visualiza e interage.

Neste artigo poderás encontrar informações relacionadas com os seguintes tópicos:

  1. O Funcionamento do Algoritmo do TikTok
  2. TikTok Hacks: Como Tornar um Vídeo Viral

Funcionamento do Algoritmo

Em termos genéricos, o principal objetivo do TikTok é manter os utilizadores o máximo de tempo possível na aplicação e, para isso, desenvolveram um algoritmo fortemente focado em entregar os vídeos certos a cada um dos utilizadores, tendo em conta as suas preferências e as suas ações prévias realizadas aquando da visualização de outros vídeos na plataforma.

Quanto mais tempo os utilizadores passam dentro da aplicação, mais informação terá o algoritmo para traçar as principais características do usuário.

Cada vez que há um upload de um vídeo no TikTok, este passa por um conjunto de avaliações para determinar a quem o conteúdo será apresentado e o volume de pessoas que serão impactadas pelo mesmo.  

performance de um vídeo nesta plataforma é, essencialmente, influenciada pelo engagement gerado com os utilizadores e o tempo de visualização de um vídeo – a sua percentagem de visualização e se este é visto mais do que uma vez por cada utilizador.  

O TikTok atribuiu a cada conta um ranking de autoridade. Os primeiros 5 vídeos que são publicados num determinado perfil são cruciais para este índice de autoridade, sendo que consoante o conteúdo e desempenho destas publicações iniciais, o algoritmo atribui um determinado nível a esse mesmo perfil – tier 1, tier 2 ou tier 3 (o nível mais elevado de autoridade). 

Esses primeiros 5 vídeos também vão ser importantes para que o algoritmo consiga determinar a categoria da página tendo em conta o seu conteúdo – quer seja esta de memes, conteúdo educativo, música, maquilhagem, entre outros. 

Durante a investigação que realizei ao TikTok, encontrei um artigo muito interessante publicado na MediumHow to Crack the TikTok Algorithm to Create Viral Videos”. 

Flow of a Video When Posted (Henry Hien Ton - Medium)
Flow of a Video When Posted (Henry Hien Ton - Medium)

O autor afirma que existem 5 fases distintas que caracterizam o processo de publicação de um vídeo no TikTok:

1. Publicação do Vídeo

Este é o primeiro estágio no qual o algoritmo define a quem entregar o vídeo, com base no termo “Video Classification”, definido pela música/áudio e o copy/hastags associadas.

2. Push Inicial do Vídeo

Esta é a etapa em que o TikTok faz um push do vídeo para um conjunto limitado de utilizadores, tendo em conta três fatores:

  • Número de Seguidores da Página (quanto mais seguidores, melhor)
  • Rating do Perfil (baseado no desempenho de publicações passadas e no engagement gerado)
  • Rácio do Rating (quanto maior for este rácio, maior será o volume de usuários a quem o TikTok irá apresentar o vídeo)

3. Avaliação da Performance

Esta é uma das fases cruciais que definem aquilo que é a qualidade do vídeo baseada nas taxas de engagement resultantes da primeira vaga da distribuição do conteúdo.

Os critérios que são medidos para definir o engagement nesta etapa são:

  • Rácio de Finalização/Completion Ratio (determina qual a percentagem do vídeo que foi vista, sendo que caso os usuários tenham visualizado, por exemplo, metade do vídeo, este rácio será de 0,5 – o ideal é que este valor médio seja superior à duração total do vídeo, uma vez que representa que o vídeo foi visto repetidamente)
  • Partilhas (diz respeito ao número de utilizadores que partilharam o vídeo com outras pessoas)
  • Comentários (quanto mais comentários, melhor – comentários que incluam identificações de outros perfis, também otimizam esta métrica)
  • Gostos (embora esta seja a interação que requere menor engagement por parte de quem visualiza o conteúdo, este indicador também apresenta um papel importante para o algoritmo)

4. Requirement Ratio Rating

A performance do vídeo na etapa anterior vai definir se este passa ou não para esta quarta fase e se cumpre os requisitos mínimos para que o algoritmo faça um novo empurrão a novos usuários.

Quanto maior for o Performance Rating, maior será o conjunto de pessoas que serão impactadas com a nova vaga de distribuição do vídeo no feed dos utilizadores.

Caso não sejam cumpridos os requisitos mínimos, o vídeo começa a perder os impulsos de alcance. 

5. Push Final aos Utilizadores

Esta é a etapa em que o vídeo deixa de ser empurrado para os utilizadores e o número de visualizações vai estagnar.

Não obstante, há sempre hipóteses de um vídeo voltar a ser impulsionado pelo TikTok caso consiga obter um número de interações significativo que justifiquem um retomar deste ciclo.

TikTok Hacks – Como Tornar um Vídeo Viral

Estas são algumas das formas que poderão impulsionar o sucesso de um vídeo no TikTok e aumentar a probabilidade de este se tornar viral:

1. Procurar Otimizar o Rácio de Finalização

Um dos pontos comuns de diferentes especialistas quanto ao algoritmo do TikTok prende-se com a crescente importância do Completion Ratio – a percentagem de vídeo que as pessoas visualizaram -, que se afirma como um dos fatores de performance mais valorizados.

Existem algumas características que poderão encorajar os utilizadores a visualizar um vídeo na sua totalidade e, se possível, mais do que uma vez:

  • Publicar vídeos de curta duração (entre 10 a 15 segundos) – isto vai aumentar a probabilidade dos utilizadores visualizarem a totalidade do vídeo;
  • Criar vídeos com seamless loops – este tipo de conteúdo aumenta a probabilidade de um utilizador rever várias vezes o vídeo;
  • Publicar vídeos teaser – este tipo de abordagem procura gerar um interesse acrescido no espectador para garantir que este visualize o vídeo até ao fim, com elementos como “Wait for it” ou “Vê o que acontece no final”.

2. Usar Músicas Trendy

A música que é utilizada no vídeos do TikTok apresenta uma importância como nenhuma outra rede social.

Os criadores de conteúdo devem procurar ao máximo usar músicas trendy/populares e que estejam a gerar altos níveis de engagement, de modo a aumentar o alcance do vídeo.

Esta é uma tarefa facilitada pela própria app, que oferece aos utilizadores uma extensa biblioteca de músicas, que facilmente são adicionadas e ajustadas ao vídeo.

3. Usar Hastags Populares

Os hastags são uma parte importantíssima para o aumento do número de pessoas alcançadas numa publicação.

À semelhança da recomendação de utilização de músicas populares, também devem ser utilizados hastags de movimentos e desafios que se encontrem trendy no momento.

Para além disso, existem vários especialistas que defendem que a integração de alguns hastags específicos no copy, tais como #foryou, #foryoupage e #fyp, podem ajudar a otimizar o vídeo para o algoritmo do TikTok.

4. Introdução de Call-to-Action

Adicionar incentivos à ação é algo extremamente relevante em qualquer área de social media marketing – o TikTok não é excessão.

Deve procurar-se encorajar os usuários a interagir com o vídeo, sobretudo através da secção dos comentários.

Colocar perguntas aos utilizadores poderá ser uma boa estratégia para o aumento das taxas de engagement, uma vez que incentivam ao diálogo nos comentários.

5. Interagir com a Comunidade

Um criador de conteúdo não se pode limitar a publicar vídeos e ficar à espera que os outros interajam com ele.

O próprio content creator deve procurar interagir com aqueles que tiram parte do seu tempo para ver os seus vídeos;

O algoritmo valoriza os likes, comentários e interações que os criadores de conteúdo têm com a comunidade.

6. Publicar às Horas Certas

À semelhança do que acontece com outras redes sociais, não existe um horário de publicação específico que garanta o aumento do alcance e engagement de uma publicação.

Cada perfil, marca ou influenciador tem a sua própria audiência, pelo que a hora a que um público de uma determinada página está online não tem de ser necessariamente a mesma de que um outro perfil.

Cada conta deve procurar conhecer a sua audiência através das ferramentas que são oferecidas pelo próprio TikTok – Pro TikTok Account/Conta Profissional – e determinar a que horas o público de uma página tende em estar mais ativo e a interagir com maior frequência nas últimas publicações.

Para além disso, determinar qual a localização da audiência poderá ser fundamental para que se determine as horas em que os utilizadores se encontram acordados, tendo em conta o seu fuso horário correspondente.

No entanto, para um novo criador de conteúdo que não tenha ainda dados suficientes para ficar a saber quando a sua audiência está online, as horas em que, em média, existem taxas de engagement mais elevadas são durante o período da manhã.

Melhores Horários para Publicar TikTok - Algoritmo TikTok - Bernardo Ferreira
Melhores Horários para Publicar TikTok (Influencer Marketing Hub, 2020)

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