Bernardo Ferreira

Como Encontrar as Keywords Certas

5 Ferramentas de Análise e Seleção de Keywords

Última Edição: 11 NOV 2020

Capa - Como Escolher as Keywords Certas
Ícone Website - Bernardo Ferreira (2021)

Bernardo Ferreira

Gestor de Marketing | Autor do Artigo

O Porquê das Keywords

As keywords são o coração do mundo do SEO e do blogging.

A análise de palavras-chave corresponde a uma das primeiras fases que caracterizam o processo de otimização de um website para motores de busca como a Google, Bing ou Yahoo.

É em torno destas keywords que se vão realizar os principais esforços de search engine optimization, sendo que o seu principal objetivo é gerar tráfego de forma gratuita para uma determinada página web e fazer com que este obtenha a melhor classificação possível na SERP.

Para além da qualidade do conteúdo, é preciso que se desenvolva e organize de forma cuidada um website à volta das palavras-chave certas, tendo em conta a forma como o nosso público alvo ou as nossas personas pesquisam sobre determinados assuntos.

Podemos ter investido tempo e dinheiro a escrever ou a produzir um conteúdo, mas se as pessoas na realidade não pesquisam por ele, de nada servirá este esforço.

Por conseguinte, o primeiro passo é procurar compreender a forma como as pessoas pesquisam sobre o seu problema ou necessidade.

Para se criar uma lista de keywords que estejam relacionadas com o meu negócio, nicho de mercado ou conteúdo em particular, existem várias ferramentas que nos ajudam neste processo de seleção de keywords.

Olhemos agora para 5 recursos que vos recomendo e que poderão vir a ajudar-te a encontrar as keywords certas para um website, blog ou conteúdo.

Ferramenta 1 - SEMRush

A primeira plataforma que te apresento é o SEMRush, uma ferramenta extremamente completa.

É uma das minhas soluções preferidas, uma vez que nos permite trabalhar inúmeras áreas do marketing digital, deste SEO até social media marketing 

No que diz respeito em concreto ao SEO, esta ferramenta permite analisar keywords e auditar diferentes websites, inclusive de concorrentes.

Para além disto, esta plataforma apresenta-nos inúmeros dados relativos a volumes de pesquisa, autoridades de domínio, concorrência em cada keyword, entre outros. 

Podes encontrar um guia de utilização da ferramenta aqui

Esta é uma plataforma freemium. O seu plano gratuito tem muitas funcionalidades disponíveis mas a sua utilização está limitada até 10 pesquisas diárias. O seu plano profissional, por entregar muito valor e informação, faz com que o seu custo mensal seja bastante elevado – 99,95€/mês.

SEMRush (Screenshot) - Como Escolher as Keywords Certas
SEMRush - Keyword Overview

Ferramenta 2 - Ubersuggest

É outra das ferramentas mais utilizadas em Search Engine Marketing.

Esta solução é bastante poderosa e dá-nos inúmeras informações relativamente ao potencial de cada palavra-chave em particular, tal como o seu volume de pesquisa, dificuldade de classificação, custo por clique estimado, número de backlinks, entre outros.

Para além disto, também podemos realizar autorias a websites e ter acesso a diversos conselhos para a otimização do desempenho dos mesmos.

Podes encontrar o guia de utilização desta plataforma aqui.

O SEMRush oferece 3 planos de subscrição. O mais básico começa nos 83,28$ mensais.

Ubersuggest - Keyword Ideas

Ferramenta 3 - Answer The Public

Esta é uma ferramenta muito útil, não só para SEO como também para criadores de conteúdo que não sabem ao certo que tipo de vídeo, texto ou peça hão-de criar.

A Answer The Public vai apresentar-nos, visualmente, aquilo que as pessoas mais pesquisam relacionado com um determinado tema, produto ou marca – em diferentes países e idiomas.

Por outras palavras, ilustra-nos as principais expressões de pesquisa utilizadas nos motores de busca começadas por

  • Como…
  • Quem…
  • Qual…
  • Onde…
  • O que…
  • Quando…
  • Porque…
  • Por que…
  • São…
  • E…

A maior parte das keywords apresentadas são de tipologia long-tail.

Answer The Public (Screenshot) - Como Escolher as Keywords Certas (2) de ecrã - Answer The Public (2)
Answer The Public - Questions

Ferramenta 4 - KWFinder

A quarta ferramenta que te apresento é desenvolvida pela Mangools – o KWFinder.

A Mangools oferece um conjunto variado de ferramentas que nos ajudam no processo de pesquisa e seleção de keywords. São disponibilizadas diferentes soluções que nos permitem analisar palavras chave, SERP para diferentes localizações, autoridade de domínios e páginas dos concorrentes e identificar backlinks, entre outros.

O KWFinder é a ferramenta da Mongools destinada para a pesquisa e análise de palavras-chave. O seu principal intuito é apresentar diferentes variações de keywords e dados sobre cada uma destas. 

Destaca-se pela sua clareza, facilidade de uso.

É a minha plataforma favorita em termos de UI e uma das que apresenta um melhor custo-benefício.

Podes encontrar o guia do utilização desta ferramenta aqui.

Embora o seu plano básico comece nos 29,90€/mês, podes testar o seu período de experimentação gratuito durante 10 dias.

KWFinder - Search by Keyword

Ferramenta 5 - Google Trends

A última ferramenta que te recomendo é a Google Trends.

Depois de selecionares um conjunto de keywords relevantes para o teu negócio, é importante tentares perceber a evolução de cada uma delas ao longo do tempo.

E é precisamente nisso que esta ferramenta nos ajuda – conseguimos analisar a evolução da pesquisa por determinadas keywords ao longo do tempo, em diferentes idiomas, regiões e espaços temporais.

O teu principal objetivo deve passar por procurar determinar sazonalidades de pesquisa por cada keyword, identificar os periodos em que existe maior volume de procura e tentar perceber a razão que justifica picos significativos ao longo do tempo.

Esta solução da Google é totalmente gratuita.

Consulta o guia de utilização desta ferramenta aqui.

Google Trends (Screenshot) - Como Escolher as Keywords Certas
Google Trends - Comparar Keywords

Considerações Finais

A seleção de keywords não é um quebra-cabeças. É um processo que envolve tempo mas que com a utilização deste tipo de softwares este trabalho fica muito facilitado.

O principal desafio é encontrares as palavras chave em que existe melhor oportunidade. Isto é, deves optar pelas keywords que geram um alto volume de tráfego e que têm um baixo grau de concorrência.

A melhor forma de aprenderes a utilizar estes recursos é partires para a ação!

Muitas destas ferramentas têm funcionalidades e planos de teste gratuitos, pelo que te desafio a explorar as soluções que cada uma delas nos oferece.

Se tens um particular gosto pela área do SEO e SEM, aconselho-te a visitar a página de Ferramentas do meu website – lá poderás encontrar mais alguns recursos extra que são bastante úteis nesta área do marketing digital.

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