8 Formatos de Publicidade para o YouTube em Google Ads
O YouTube Ads surge no ecossistema da publicidade online como um dos pilares essenciais de uma estratégia digital.
Neste artigo vais ficar a conhecer os diferentes formatos de publicidade em vídeo à disposição dos anunciantes – e não são poucos.
Sumariamente, estes são os 8 tipos de anúncios que podes criar para o YouTube:
Neste artigo poderás encontrar informações relacionadas com os seguintes tópicos:
O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo – apenas ultrapassado pelo Google.
Todos os meses, em todo o mundo, mais de dois mil milhões de utilizadores iniciam sessão no YouTube.
Esta plataforma está disponível em mais de 100 países e em mais de 80 idiomas diferentes.
Para os marketers, marcas e anunciantes isto representa uma enorme oportunidade para alcançar diferentes públicos-alvo espalhados pelos diferentes cantos do mundo, em diferentes dispositivos e em diferentes fases do funil de venda.
Adicionalmente, alguns dos dados mais recentes da Google demonstram bem a importância do YouTube na jornada de compra de um cliente e o impacto que poderá ter nas suas decisões.
Mais de 40% dos consumidores a nível global afirmam que compraram produtos que descobriram no YouTube e que mais de 55% das pessoas pesquisam um produto no Google e, em seguida, utilizam o YouTube para obter mais informações e detalhes antes de o comprar.
O centro de controlo de uma campanha de publicidade no YouTube começa no Google Ads.
Publicidade de vídeo é uma das cinco tipologias de campanhas em Google Ads, juntamente com anúncios de pesquisa, rede de display, shopping e aplicação.
Através das campanhas de vídeo é possível alcançar o público-alvo de uma empresa, com uma grande exatidão.
Neste formato, o anunciante poderá partilhar um conjunto de histórias quer no YouTube quer em websites e aplicações parceiras da Google.
Estes anúncios no YouTube têm as taxas de visibilidade mais elevadas em toda a web.
Para além disso, com o YouTube Ads, é possível alcançar o nosso público-alvo de uma forma extremamente personalizada, no momento certo e com o formato certo.
Ao contrário da generalidade da publicidade tradicional, este formato de publicidade de vídeo online permite que os anunciantes interajam com o seu público alvo no apelidado “horário nobre pessoal” – apresentação dos anúncios nos momentos das mais elevadas taxas de engagement de cada consumidor em particular, em diferentes horas e dispositivos.
Dentro da própria publicidade em vídeo, os anunciantes têm à sua disposição uma variedade de formatos de anúncios, cada um com as suas particularidades e vantagens.
Existem soluções de anúncios especificamente concebidos para diferentes fases do funil, quer sejam os objetivos:
Bumper Ads são anúncios de 6 segundos, non-skippable (que não dão para ignorar).
Estes vídeos curtos são pagos por CPM (custo por mil impressões), pelo que o anunciante pagará sempre que o vídeo for apresentado 1.000 vezes.
É o formato de publicidade em vídeo que gera maior alcance e é apresentado, sobretudo, em dispositivos mobile.
Tem o CPM mais baixo de todos os formatos de anúncio in-stream e apresenta altas taxas de visibilidade e de conclusão.
Para criares um Bumper Ad, deves seguir os seguintes passos:
TrueView for Reach é um formato de anúncio que permite aos visitantes ignora-lo após 5 segundos (skippable ad).
Pode ser apresentado antes, durante ou após o vídeo e é comprado com base no CPM alvo.
Permite um alcance extremamente eficiente e está otimizado para impressões.
Para criares um TrueView For Reach Ad, deves seguir os seguintes passos:
In-Stream Non-Skippable Ads são anúncios não ignoráveis até 15 segundos, focados em gerar notoriedade de uma forma semelhante a um anúncio de televisão.
Nesta publicidade de maior dimensão, o anunciante tem mais tempo para contar uma determinada história e transmitir uma mensagem completa.
Podem ser apresentados antes, durante e após o vídeo.
A abordagem de lance, à semelhança dos anúncios anteriormente apresentados, também ocorre com base em CPM.
Para criares um In-Stream Non-Skippable Ad, deves seguir os seguintes passos:
Outstream Video Ads são anúncios em vídeo apresentados fora do YouTube.
Este tipo de publicidade surge em sites, jogos e aplicações para smartphone parceiras da Google – os designados Google Video Partners (GVP).
São apresentados em smartphones e tablets e começam por ser reproduzidos sem som – o utilizador tem de clicar no anúncio para ativar o som.
Possibilita a obtenção de um maior alcance de forma rentável e integrada pelos GVP.
Os anunciantes conseguem, assim, alcançar pessoas em mais momentos ao longo do dia que não de consumo de vídeos no YouTube.
São pagos por vCPM – custo por mil impressões visíveis.
Isto é, o anunciante só paga, quando mais de 50% do anúncio está visível durante, pelo menos, 2 segundos de reprodução do vídeo.
Para criares um Outstream Video Ad, deves seguir os seguintes passos:
Video Masthead é uma tipologia de anúncio apresentado como destaque na parte superior página inicial do Youtube.
É uma espécie de “billboard digital”.
Permite um largo alcance num curto espaço de tempo.
Deste modo, é eficaz para as empresas que procurem rapidamente dar uma grande visibilidade à marca e/ou gerar um alto buzz à volta de um evento mediático ou de o lançamento de um novo produto.
A abordagem de lance pode ser com base em CPM ou CPD (custo por dia).
TrueView In-Stream é o formato de anúncios ignoráveis focado na maximização, não do alcance, mas sim das visualizações.
É extremamente interessante para gerar recordação do anúncio, uma vez que cada pessoa poderá vir a visualizar este vídeo mais do que uma vez.
Este tipo de publicidade é cobrado quando:
A abordagem de lance pode ser com base em CPV (custo por visualização) ou em maximizar o aumento da ponderação.
Para criares um TrueView In-Stream, deves seguir os seguintes passos:
Estes são os anúncios apresentados como vídeos promovidos no feed da página inicial do YouTube, no feed de visualização e nos resultados de pesquisa do YouTube.
Permite alcançar pessoas em momentos chave enquanto pesquisam ou consomem conteúdo no YouTube.
Na maioria dos seus locais de apresentação, o Discovery TrueView Ad inclui uma thumbnail, um título, o nome do canal e o número de visualizações de vídeo
É uma publicidade paga com base em CPV.
Funciona de forma distinta dos restantes anúncios TrueView, uma vez que os visitantes, para visualizarem o anúncio, têm de clicar no mesmo para o reproduzir.
Para criares um TrueView Discovery, deves seguir os seguintes passos:
TrueView For Action são anúncios in-stream ignoráveis que procuram gerar leads ou ações no website.
Com este tipo de publicidade, os anunciantes podem incentivar os utilizadores a comprar produtos, reservar viagens e outro tipo de ações.
Existe aqui uma tentativa de converter a atenção numa ação.
Incluem a sobreposição de um CTA e um ecrã final.
Os lances podem ter como como base o CPA alvo (custo por aquisição alvo) ou em maximizar as conversões (os lances são definidos automaticamente para ajudar a obter o maior número possível de conversões para a campanha, dentro do orçamento determinado).
Para criares um TrueView For Action, deves seguir os seguintes passos:
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