Bernardo Ferreira

YouTube Ads: Formatos de Publicidade
no YouTube

8 Formatos de Publicidade para o YouTube em Google Ads

07 ABR 2021

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Ícone Website - Bernardo Ferreira (2021)

Bernardo Ferreira

Gestor de Marketing | Autor do Artigo

O YouTube Ads surge no ecossistema da publicidade online como um dos pilares essenciais de uma estratégia digital.

Neste artigo vais ficar a conhecer os diferentes formatos de publicidade em vídeo à disposição dos anunciantes – e não são poucos.

Sumariamente, estes são os 8 tipos de anúncios que podes criar para o YouTube:

  1. Bumper Ads (Anúncios Breves)
  2. TrueView for Reach (TrueView para Alcance)
  3. In-Stream Non-Skippable Ads (Anúncios In-Stream Não Ignoráveis)
  4. Outstream Video Ads (Anúncios de Vídeo Outstream)
  5. Video Masthead
  6. TrueView In-stream
  7. TrueView Discovery
  8. TrueView for Action (TrueView para a Ação)

A Importância do YouTube no Marketing Digital

O YouTube é o segundo maior motor de busca do mundo – apenas ultrapassado pelo Google.

Todos os meses, em todo o mundo, mais de dois mil milhões de utilizadores iniciam sessão no YouTube.

Esta plataforma está disponível em mais de 100 países e em mais de 80 idiomas diferentes.

Sites Mais Visitados no Mundo em 2021 (Fonte: SEMRush)

Para os marketers, marcas e anunciantes isto representa uma enorme oportunidade para alcançar diferentes públicos-alvo espalhados pelos diferentes cantos do mundo, em diferentes dispositivos e em diferentes fases do funil de venda.

Adicionalmente, alguns dos dados mais recentes da Google demonstram bem a importância do YouTube na jornada de compra de um cliente e o impacto que poderá ter nas suas decisões.

Mais de 40% dos consumidores a nível global afirmam que compraram produtos que descobriram no YouTube e que mais de 55% das pessoas pesquisam um produto no Google e, em seguida, utilizam o YouTube para obter mais informações e detalhes antes de o comprar.

Anunciar no YouTube em Diferentes Fases do Funil

O centro de controlo de uma campanha de publicidade no YouTube começa no Google Ads.

Publicidade de vídeo é uma das cinco tipologias de campanhas em Google Ads, juntamente com anúncios de pesquisa, rede de display, shopping e aplicação.

Através das campanhas de vídeo é possível alcançar o público-alvo de uma empresa, com uma grande exatidão.

Neste formato, o anunciante poderá partilhar um conjunto de histórias quer no YouTube quer em websites e aplicações parceiras da Google.

Estes anúncios no YouTube têm as taxas de visibilidade mais elevadas em toda a web.

Para além disso, com o YouTube Ads, é possível alcançar o nosso público-alvo de uma forma extremamente personalizada, no momento certo e com o formato certo.

Ao contrário da generalidade da publicidade tradicional, este formato de publicidade de vídeo online permite que os anunciantes interajam com o seu público alvo no apelidado “horário nobre pessoal” – apresentação dos anúncios nos momentos das mais elevadas taxas de engagement de cada consumidor em particular, em diferentes horas e dispositivos.

Dentro da própria publicidade em vídeo, os anunciantes têm à sua disposição uma variedade de formatos de anúncios, cada um com as suas particularidades e vantagens.

Existem soluções de anúncios especificamente concebidos para diferentes fases do funil, quer sejam os objetivos:

  • Aumentar a Notoriedade
  • Aumentar a Consideração
  • Gerar Conversões

Formatos de Publicidade para Aumentar a Notoriedade

1. Bumper Ads (Anúncios Breves)

Bumper Ads são anúncios de 6 segundos, non-skippable (que não dão para ignorar).

Estes vídeos curtos são pagos por CPM (custo por mil impressões), pelo que o anunciante pagará sempre que o vídeo for apresentado 1.000 vezes.

É o formato de publicidade em vídeo que gera maior alcance e é apresentado, sobretudo, em dispositivos mobile.

Tem o CPM mais baixo de todos os formatos de anúncio in-stream e apresenta altas taxas de visibilidade e de conclusão.

Para criares um Bumper Ad, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Alcance e Notoriedade da Marca”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
  5. Selecionar o subtipo de campanha “Anúncio Breve”
Anúncio da LOreal no YouTube Ads em Formato Bumper Ad
Bumper Ads - LOreal (YouTube Ads)

2. TrueView for Reach (TrueView para Alcance)

TrueView for Reach é um formato de anúncio que permite aos visitantes ignora-lo após 5 segundos (skippable ad).

Pode ser apresentado antes, durante ou após o vídeo e é comprado com base no CPM alvo.

Permite um alcance extremamente eficiente e está otimizado para impressões.

Para criares um TrueView For Reach Ad, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Alcance e Notoriedade da Marca”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
  5. Selecionar o subtipo de campanha “In-Stream Ignorável”
TrueView For Reach - Tranquilidade (YouTube Ads)

3. In-Stream Non-Skippable Ads (Anúncios In-Stream Não Ignoráveis)

In-Stream Non-Skippable Ads são anúncios não ignoráveis até 15 segundos, focados em gerar notoriedade de uma forma semelhante a um anúncio de televisão.

Nesta publicidade de maior dimensão, o anunciante tem mais tempo para contar uma determinada história e transmitir uma mensagem completa.

Podem ser apresentados antes, durante e após o vídeo.

A abordagem de lance, à semelhança dos anúncios anteriormente apresentados, também ocorre com base em CPM.

Para criares um In-Stream Non-Skippable Ad, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Alcance e Notoriedade da Marca”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
  5. Selecionar o subtipo de campanha “In-Stream Não Ignorável”
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In-Stream Non-Skippable Ads - Sun (YouTube Ads)

4. Outstream Video Ads (Anúncios de Vídeo Outstream)

Outstream Video Ads são anúncios em vídeo apresentados fora do YouTube.

Este tipo de publicidade surge em sites, jogos e aplicações para smartphone parceiras da Google – os designados Google Video Partners (GVP).

São apresentados em smartphones e tablets e começam por ser reproduzidos sem som – o utilizador tem de clicar no anúncio para ativar o som.

Possibilita a obtenção de um maior alcance de forma rentável e integrada pelos GVP.

Os anunciantes conseguem, assim, alcançar pessoas em mais momentos ao longo do dia que não de consumo de vídeos no YouTube.

São pagos por vCPM – custo por mil impressões visíveis.

Isto é, o anunciante só paga, quando mais de 50% do anúncio está visível durante, pelo menos, 2 segundos de reprodução do vídeo.

Para criares um Outstream Video Ad, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Alcance e Notoriedade da Marca”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
  5. Selecionar o subtipo de campanha “Outstream”

5. Video Masthead

Video Masthead é uma tipologia de anúncio apresentado como destaque na parte superior página inicial do Youtube.

É uma espécie de “billboard digital”. 

Permite um largo alcance num curto espaço de tempo.

Deste modo, é eficaz para as empresas que procurem rapidamente dar uma grande visibilidade à marca e/ou gerar um alto buzz à volta de um evento mediático ou de o lançamento de um novo produto.

A abordagem de lance pode ser com base em CPM ou CPD (custo por dia).

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Masthead - Bernardo Ferreira (YouTube Ads)

Formatos de Publicidade para Aumentar a Consideração

6. TrueView In-Stream

TrueView In-Stream é o formato de anúncios ignoráveis focado na maximização, não do alcance, mas sim das visualizações

É extremamente interessante para gerar recordação do anúncio, uma vez que cada pessoa poderá vir a visualizar este vídeo mais do que uma vez.

Este tipo de publicidade é cobrado quando:

  • O utilizador vê 30 segundos do anúncio ou, no caso de ter menos de 30 segundos, até à conclusão do mesmo;
  • O utilizador realiza ações a partir do vídeo, tal como clicar para visitar o website ou descarregar uma determinada aplicação para o seu smartphone.

A abordagem de lance pode ser com base em CPV (custo por visualização) ou em maximizar o aumento da ponderação.

Para criares um TrueView In-Stream, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Ponderação do produto e da marca”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
  5. Selecionar o subtipo de campanha “Influenciar a ponderação”
TrueView-In-Stream-YouTube-Ads​-Volvo-Google-Ads
TrueView In Stream - Volvo (YouTube Ads)

7. TrueView Discovery

Estes são os anúncios apresentados como vídeos promovidos no feed da página inicial do YouTube, no feed de visualização e nos resultados de pesquisa do YouTube.

Permite alcançar pessoas em momentos chave enquanto pesquisam ou consomem conteúdo no YouTube.

Na maioria dos seus locais de apresentação, o Discovery TrueView Ad inclui uma thumbnail, um título, o nome do canal e o número de visualizações de vídeo

É uma publicidade paga com base em CPV.

Funciona de forma distinta dos restantes anúncios TrueView, uma vez que os visitantes, para visualizarem o anúncio, têm de clicar no mesmo para o reproduzir.

Para criares um TrueView Discovery, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Potenciais clientes” ou “Tráfego do website”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Discovery”
Anúncio do Lidl no YouTube Ads em Formato TrueView Discovery
TrueView Discovery - Lidl (YouTube Ads)

Formatos de Publicidade para Gerar Conversões

8. TrueView For Action (TrueView para a Ação)

TrueView For Action são anúncios in-stream ignoráveis que procuram gerar leads ou ações no website.

Com este tipo de publicidade, os anunciantes podem incentivar os utilizadores a comprar produtos, reservar viagens e outro tipo de ações.

Existe aqui uma tentativa de converter a atenção numa ação.

Incluem a sobreposição de um CTA e um ecrã final.

Os lances podem ter como como base o CPA alvo (custo por aquisição alvo) ou em maximizar as conversões (os lances são definidos automaticamente para ajudar a obter o maior número possível de conversões para a campanha, dentro do orçamento determinado).

Para criares um TrueView For Action, deves seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o Google Ads
  2. Clicar em “Nova Campanha”
  3. Selecionar o objetivo “Vendas” ou “Tráfego do Website”
  4. Selecionar o tipo de campanha “Vídeo”
TrueView-For-Action-YouTube-Ads​-L'Oréal
TrueView for Action - Wix (YouTube Ads)

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