O Significado das Cores e a Ferramenta “Coloors”
As cores têm uma importância enorme no branding de uma marca e na forma como os consumidores percecionam o seu valor.
Existem já diversos estudos na área da psicologia das cores, sendo que muitos autores defendem que as cores provocam reações emocionais nos humanos, estímulos que são interpretados por diversas partes do nosso cérebro.
Estas reações poderão também estar associadas a memórias e experiências que tenhamos tido no passado e, por tanto, a forma como as pessoas reagem às diferentes cores pode variar, sobretudo se estivermos perante culturas muito distintas.
Embora não seja uma ciência exata, cada cor consegue transmitir determinados sentimentos e provocar certas reações nas pessoas, pelo que é importante ao escolhermos uma cor como ponto de partida, procurarmos perceber o seu significado na cultura em questão e o tipo de emoções que vamos transmitir.
Existem muitas marcas e organizações que dão muita importância a esta ciência, estudando ao pormenor a psicologia das cores aplicada aos seus logótipos, campanhas de comunicação e até mesmo a cor do espaço físico do local de trabalho.
Como disse previamente, cada cor têm a sua própria associação emocional e podem inclusive ajudar as empresas a posicionarem-se na mente do consumidor de formas distintas.
Vamos agora olhar para o significado de algumas das principais cores e os setores de atividade em que são, por norma, mais utilizados:
É uma cor energética. Transmite coragem, força, perigo e poder.
Na cultura asiática o vermelho é uma muito importante, uma vez que transmite prosperidade, diversão e felicidade. Por outro lado, em diversas culturas africanas o vermelho costuma estar associado a morte, sofrimento e agressão, por isso é uma cor que requer bastante análise cultural.
O vermelho estimula o apetite e por isso é que vemos inúmeros restaurantes de fast food a utilizar esta cor no seu branding.
É a cor da confiança, segurança, autoridade e dependência. Tem também associações à tranquilidade e calma.
É uma cor estática e bastante segura de se optar uma vez que tem associações positivas na generalidade das culturas espalhadas pelo mundo.
É uma cor muito utilizada por empresas tecnologias de informação, instituições financeiras e organizações baseadas na confiança do consumidor.
É outra das cores que apresenta significados que variam bastante culturalmente. Por norma nas culturas ocidentais, o branco simboliza a pureza, elegância e paz. Por outro lado, em alguns países asiáticos como a China e a Coreia, esta é uma cor associada ao azar e até à morte.
É uma cor muito utilizada pela indústria de cuidados de saúde e instituições de caridade.
O preto é uma cor associada à sofisticação, prestígio, desejo e produtos de luxo. Tem também associações ao mistério, desconhecimento.
É muito utilizada pela indústria da moda, em marcas como a Chanel, Dior, D&G.
É uma cor amigável, confiante e divertida. Transmite também entusiasmo.
Recomendada para empresas da indústria de desporto, entretenimento e educação.
Transmite otimismo, clareza e positivismo. Está também associada à felicidade.
É uma cor utilizada por muitas empresas da indústria do entretenimento, comida e bebida.
É uma cor transmite saúde, harmonia e prestígio. Associada também ao conforte e prosperidade.
É muito utilizada em organizações com fortes ligações à natureza e preocupações ambientais.
A Coloors é uma ferramenta que utilizo regularmente nos projetos que desenvolvo e que nos ajuda a escolher as melhores combinações entre cores.
Mesmo que não entendas nada sobre design, esta é uma plataforma que te vai acrescentar muito valor.
A aplicação é gratuita, simples de se utilizar e que pode ser utilizada num browser – pelo que não requer instalação.
A Coloors apresenta ao utilizador um gerador de paletes de cor, cores estas que combinam umas com as outras.
Para além de nos apresentar o nome de cada cor, esta ferramenta dá-nos também o código das cores que mais gostarmos para as podermos utilizar nos nossos trabalhos.
Mas mais do que qualquer tipo de descrição desta plataforma, o que eu te aconselho agora é a visitares o seu website e começares a explorar esta ferramenta.
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