FERRAMENTAS
🔍 Estas são as melhores ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que te vão ajudar a auditar sites, a encontrar tendências de pesquisa e a melhorar o teu SEO.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é plataforma extremamente completa. Permite analisar keywords e auditar diferentes websites, inclusive de concorrentes. Apresenta dados relativos a volume de pesquisa, resultados da SERP, autoridade de domínios, rácios entre tráfego orgânico e pago, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A Ubersuggest é uma ferramenta poderosa de pesquisa por keywords. Dá-nos acesso a várias informações sobre cada palavra chave em particular – tal como volume de pesquisa, dificuldade SEO, CPC, etc. Permite também realizar auditorias a websites.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A AnswerThePublic apresenta visualmente aquilo que as pessoas mais pesquisam relacionado com um determinado tópico, produto ou marca – em diferentes países e idiomas.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta ferramenta da Google ajuda-nos no processo de escolha e planeamento das palavras chave mais adequadas para o nosso negócio e produto, apresentando dados relativos ao volume de pesquisas mensais, grau de concorrência, keywords semelhantes, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Uma outra alternativa para o trabalho de pesquisa de keywords. O KWFinder apresenta para cada palavra chave o número de pesquisas mensais, keywords relacionadas, dificuldade de classificação na SERP, CPC estimado, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A Google Trends é uma ferramenta que se foca em analisar a evolução da pesquisa por determinadas keywords ao longo do tempo em diferentes idiomas, regiões e espaços temporais. Permite comparar até 5 keywords em simultâneo.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta plataforma é focada no estudo da concorrência. Apresenta aos utilizadores quais as keywords em que os nossos concorrentes estão classificados, em quantas keywords orgânicas estão classificados, de onde estão a receber tráfego, entre outras informações.
Tipologia: Extensão Google Chrome
Descrição: Esta é uma extensão do Google Chrome que nos vai ajudar a compreender o grau de dificuldade em obter boas classificações no motor de busca com uma determinada keyword tendo em conta fatores como a autoridade das páginas e do domínio.
Tipologia: Plugin WordPress
Descrição: Este é um plugin que permite realizar a otimização SEO das diferentes páginas de um website, realizando sugestões de melhoria tendo em conta as keywords selecionadas, ajustes no conteúdo, facilidade de leitura do website.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta da Google que analisa websites e a forma como se adaptam aos dispositivos móveis. Na prática, vai tentar perceber se um website é mobile-friendly ou não e quais os principais problemas detetados.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta tecnologia da CoSchedule analisa headlines e atribui uma classificação tendo em conta a qualidade desse mesmo cabeçalho. Considera fatores como o sentimento, quantidade de caracteres e clareza.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta da Google que permite que se avalie a velocidade de carregamento um website em desktop e mobile. Realiza algumas sugestões para melhorar o desempenho das páginas e reduzir o seu tempo de carregamento.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Permite analisar os resultados que são apresentados na SERP tendo em conta uma pesquisa simulada na Google através de uma localização, idioma e dispositivo à nossa escolha.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É como que um posto de comando para um website, pelo que é uma das ferramentas essenciais para a gestão de um website. Permite indexar diferentes páginas, perceber as keywords pelas quais as pessoas estão a encontrar o site, determinar problemas de performance, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta gratuita que te vai ajudar a criar meta tags ainda melhores – através da simulação de snippets, contagem de caracteres e heat maps. Podes, adicionalmente, simular resultados da SERP em diferentes países e dispositivos.
💻 Estas são as principais plataformas e plugins que recomendo para construir websites, montar lojas online e aumentar conversões.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é para mim a melhor solução para aqueles que procuram montar um negócio online. Esta plataforma e-commerce permite gerir os principais processos inerentes a uma loja online, incluindo soluções ao nível de organização de stock de produtos, sistemas de pagamento, distribuição e ferramentas de marketing.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É uma das plataformas de criação de blogs, websites e lojas virtuais mais poderosas. Permite que se criem páginas web profissionais, de forma intuitiva e com templates que facilitam o processo de construção de conteúdos, sem ser necessário dominar códigos de programação.
Tipologia: Plugin WordPress
Descrição: Esta é uma das extensões do WordPress mais populares – com mais de 5 milhões de instalações ativas – que possibilita a criação e edição de websites de forma simples, profissional e responsiva através de ferramentas de drag & drop.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É uma ferramenta que analisa websites, a sua classificação global, a classificação da restante indústria, valores de bounce rate, durações médias de visita, quais as páginas que geram mais tráfego, qual a origem do tráfego, quais as keywords em que estão classificados, entre outros.
Tipologia: Plugin
Descrição: Este é um plugin do WordPress, que permite aceder aos principais insights da Google Analytics diretamente a partir da sua dashboard. Consegues aceder, no plano gratuito, a dados como número de sessões, número de novos visitantes, bounce rate, referrals, entre outros.
Tipologia: Plugin
Descrição: Um dos plugins mais utilizados em WordPress no que diz respeito à otimização da velocidade de carregamento das páginas que compõe um website. Na versão gratuita, é por exemplo possível otimizar HTML, CSS e JavaScript.
Tipologia: Plugin
Descrição: A GemPages é um page builder para o Shopify. Permite que, de forma muito simples, se construa páginas de produto apelativas – através de inúmeros templates e elementos diversos como sliders, acordeões, variações de produto, coleções, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta de UI design que permite construir e testar protótipos de websites e aplicações mobile. Permite que se trabalhe colaborativamente no mesmo projeto, facilitando a edição da peça de design, as suas interações e comunicações entre equipas.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A amen.pt é uma empresa que oferece serviços relacionados com registo de domínios, planos de alojamento na web, certificados SSL e servidores virtuais. É, atualmente, a responsável pelo hosting e domínios associados a este website.
Tipologia: Plataforma
Descrição: Ferramenta na web que nos permite aprender e treinar códigos HTML, CSS, JavaScript através de diversos tutoriais.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A Linktree é uma ferramenta que permite criar landing pages de forma rápida e simples onde são apresentados vários links que redirecionam para diferentes canais e páginas à nossa escolha. Pode ser bastante útil sobretudo para se utilizar nas biografias de redes sociais.
Encontra agora as melhores ferramentas de marketing digital para Display Ads, Search Ads, YouTube Ads e outros formatos de publicidade da Google e Facebook.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma online que permite identificar e analisar os anúncios display e de texto da concorrência, bem como os seus assets criativos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma online que permite espiar os anúncios da concorrência nas diferentes redes de publicidade online, desde Google e YouTube, a Facebook, Instagram e até Pinterest.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Outra ferramenta que possibilita espiar os anúncios display da concorrência.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma online da Meta que permite pesquisar pelos anúncios ativos da concorrência no Instagram e Facebook. Podes pesquisar diretamente pelo teu concorrente ou por palavra-chave, em diferentes regiões geográficas.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta nativa do Google Ads que te apresenta volumes de pesquisa, CPC estimado e sugestões de novas keywords. É uma plataforma gratuita essencial para gestores de campanhas PPC.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Edita as tuas campanhas e grupos de anúncios em bulk e de forma rápida. A sua aplicação desktop permite que faças download das tuas campanhas de Google Ads, faças alterações offline e carregues as alterações em poucos segundos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Altera o match type das palavras-chave das tuas campanhas de Google Search de forma rápida e simples. Importa as tuas keywords, seleciona o match type (broad, phrase ou exact) desejado e copia para o Google Ads.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Produz assets criativos de qualidade para os teus anúncios display da Google, Meta ou outras redes de publicidade.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Outra excelente plataforma para produção e edição de criativos para anúncios display.
📧 Estes são alguns dos melhores softwares e ferramentas de email marketing, que te vão ajudar a criar emails eficazes, automatizar jornadas e segmentar audiências.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é a ferramenta de email marketing mais utilizada em todo o mundo. No Mailchimp é possível criar emails bonitos através de vários templates e designs flexíveis, automatizar jornadas e ter acesso a múltiplas ferramentas de segmentação de audiências.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A ActiveCampaign é outra solução de email marketing poderosa. É conhecida pelas suas centenas de automações predefinidas, ferramentas preditivas e envio de emails ilimitados até mesmo no plano base.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É a ferramenta de email marketing mais avançada do mercado. É super completa, tem uma forte personalização dos emails e incorpora poderosas ferramentas de CRM.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é a ferramenta de email marketing mais utilizada em todo o mundo. No Mailchimp é possível criar emails bonitos através de vários templates e designs flexíveis, automatizar jornadas e ter acesso a múltiplas ferramentas de segmentação de audiências.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma online que permite espiar os emails da concorrência. Identifica os concorrentes que queres analisar e o Owletter vai ser capaz de rastrear os envios, apresentar-te screenshots dos emails e notificar-te sempre que forem detetados novos envios.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Inspira-te com emails de algumas das maiores empresas de diferentes setores e tem acesso a insights relevantes para as tuas campanhas.
📱 As próximas ferramentas vão ajudar-te a agendar publicações nas redes sociais, analisar resultados e otimizas estratégias de social media marketing.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma online que permite que, gratuitamente, se analise e aceda às principais estatísticas provenientes de perfis de redes sociais como YouTube, Instagram, Twitter, Twitch, Facebook e TikTok de diversas páginas e criadores de conteúdo.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Sofware que audita páginas de Instagram e nos apresenta reports com estratégias e dicas de como melhorar os resultados tendo em conta as definições do perfil, a sua atividade, engagement da audiência e conteúdo publicado.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta focada na analise de perfis de Instagram e TikTok. Através dela podemos aceder aos principais dados relacionados com o tipo de estratégia utilizada pela concorrência, número de publicações, número médio de comentários, crescimento mensal, entre outros.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta online que analisa perfis no TikTok e nos apresenta diversos analytics relacionados com taxas de engagement, progresso diário, hastags e até tendências a seguir.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma da Meta que funciona como central de controlo de páginas e perfis Facebook e Instagram, dando a possibilidade aos utilizadores de acederem a analytics, publicarem e agendarem publicações de conteúdo.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma agregadora de dados e informações sobre a audiência do Facebook ou de uma determinada página nesta rede social. É uma poderosa ferramenta para compreender os consumidores e ter acesso a dados como idade, principais páginas seguidas e até estilo de vida dos mesmos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Plataforma de gestão de redes sociais que permite criar e agendar publicações, extrair relatórios de performance e estudar o comportamento da concorrência.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é outra alternativa de plataformas focadas em social media marketing. Permite planear, publicar e analisar publicações no Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É um gerador de hastags, que permite que de forma rápida e simples se encontre hastags relacionados com as diferentes keywords que sejam introduzidas.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É outra solução para aqueles que procuram os melhores hastags para o Instagram e Twitter, sendo nesta plataforma são apresentadas sugestões de hastags relacionadas e semelhantes à keyword definida, tendo em conta o país e idioma inicialmente selecionado.
🎥 Nas áreas de content marketing, video marketing e design estas são as minhas ferramentas e softwares de eleição.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Ferramenta da Adobe que permite organizar, editar e partilhar fotografias em diferentes dispositivos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Editor profissional de imagens da Adobe quase sem limites. Possibilita a criação de gráficos, manipulação de imagens e desenvolvimento de trabalhos artísticos em 3D.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É o meu software de edição de vídeo preferido. Permite produções profissionais de vídeos incríveis, com inúmeras ferramentas e integrações com outros softwares da Adobe.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É uma plataforma que oferece um serviço de subscrição de acesso ilimitado a imagens, vídeos, templates de after effects, músicas e sound effects royalty free que facilitam a criação de conteúdo para as marcas e profissionais.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A Unsplash é uma plataforma online que reúne milhões de imagens gratuitas, que podem ser descarregadas, modificadas e inclusive utilizadas para fins comerciais – royalty free.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Este reservatório de conteúdo gratuito, para além de imagens, também reúne diversos vídeos que podem ser descarregados, modificados e utilizados para fins comerciais – royalty free.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta biblioteca de música e sound effects permite que se criem vídeos acompanhados de sons de alta qualidade e que podem ser utilizados para fins comerciais e sem riscos de copystrike em plataformas como YouTube, Twitch, Facebook, Instagram e Vimeo.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é uma plataforma focada no áudio – música e sound effects – sendo que embora não tenha uma biblioteca tão extensa como outros serviços da área, oferece vários sons profissionais gratuitamente e sem ser necessária subscrição.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Este gerador de cores permite criar paletes de cores complementares umas às outras, apresentando quer o nome quer o código dessas mesmas cores.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: A Icons8 é um reservatório gratuito de ícones com vários estilos e que podem ser utilizados em apresentações, imagens e vídeos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É outra alternativa para quem procura ícones gratuitos para utilizar em apresentações, imagens e vídeos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É uma espécie de motor de busca só de emojis, onde se pode pesquisar emojis tendo em conta o seu nome, categoria ou plataforma. Depois de selecionado, podemos copiar o emoticon e usar em documentos, posts ou outro tipo de criações.
📐 Para aqueles que trabalham com equipas e procuram ferramentas que facilitem a colaboração, comunicação e distribuição de tarefas, estas são as minhas sugestões.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É talvez das ferramentas de colaboração e trabalho de equipa mais completas e profissionais que te posso recomendar. Facilita a comunicação entre pessoas – chat e videoconferências -, permite que se partilhe ficheiros e se trabalhe em documentos conjuntos. Tem integração com mais de 600 aplicações.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Este é um software de gestão de projetos bastante completo. Permite que se organize trabalho em equipa, atribuindo tarefas aos membros, se aceda à timeline de projetos e se controle prazos.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: Esta é daquelas aplicações que depois de usares, não vais querer largar pela sua facilidade de uso. Esta ferramenta permite organizar projetos em equipa, facilitando a distribuição de tarefas, estabelecimento de prazos de entrega, criação de timelines de projetos, realização de comentários em documentos que sejam carregados, entre outros. Podes usar em desktop ou em versão mobile app.
Tipologia: Ferramenta
Descrição: É um bloco de notas digital, que permite que se aponte ideias, organize pensamentos (escrita, áudio, vídeo e ficheiros) e se partilhe com colegas em qualquer lugar e dispositivo.
SEMRush, Google Search Console e Google Ads são as ferramentas de marketing digital que utilizo mais frequentemente.
Shopify e WordPress são as plataformas que sugiro para dares início ao teu negócio online. Se optares pelo WordPress é essencial que instales o plugin WooCommerce, para gerires o teu catálogo de produtos.
Entre as melhores ferramentas de marketing para SEO encontram-se o SEMRush, Ahrefs, Google Search Console, AnswerThePublic e Google Trends.
Este ebook surge como um guia para os profissionais que procurem compreender a forma como é possível otimizar para assistentes digitais, ao desenvolver uma estratégia integrada de voice search marketing.
Podes fazer o download do PDF no link acima ou em “Recursos” > “Ebook – Voice Search Marketing”.
O RankMath e Yoast SEO são os melhores plugins para implementares otimizações SEO em WordPress.
Depende. Google Ads atingem um cliente que está proativamente à procura de um determinado produto, serviço ou conteúdo.
Já os anúncios em Facebook e Instagram focam-se na apresentação anúncios a pessoas que navegam pelas suas redes sociais, através de um targeting baseado nos interesses e padrões comportamentais da audiência.
Google Ads são recomendados para atingir uma audiência num fase de médio e fundo de funil, enquanto que Facebook é ideal para as marcas que procuram aumentar o seu brand awareness.
Ambos os canais devem ser trabalhados de forma integrada e complementar.
O Mailchimp é o software de email marketing mais utilizado em todo o mundo, dada a sua facilidade de uso, ferramentas drag-and-drop e planos gratuitos disponíveis.
No entanto, caso procures uma ferramenta de email marketing mais poderosa aconselho-te avaliar as soluções da Constant Contact, ActiveCampaign e SalesForce.
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