Descobre as melhores práticas para potenciares a visibilidade da tua marca em pesquisas visuais via Circle To Search.
A maior tendência de SEO para 2025 não está em otimizar para ChatGPT, para AI Overviews nem tão pouco para TikTok.
Circle To Search Optimization é uma das grandes oportunidade em Google Marketing e uma nova avenida de crescimento para marcas que procurem potenciar vendas online.
Neste artigo vais ficar a conhecer algumas das melhores estratégias de SEO para otimizar para Circle to Search.
Cicle-To-Search são pesquisas que os consumidores podem realizar através do desenho de círculos em imagens ou vídeos que estão a ver nos seus telemóveis ou tablets.
É uma funcionalidade que está a invadir os dispositivos Android e que permite pesquisar por informações no Google, sem que utilizador tenha de sair da aplicação onde está.
Certamente já te aconteceu estares a fazer scroll pelo Instagram e adorares uma camisola que o criador de conteúdo está a usar. Ou o relógio de um YouTuber que estás a achar tão giro mas não sabes o nome para mais tarde pesquisares.
É aqui onde entra em ação o Circle To Search – fazer círculos para pesquisar.
E isto é uma enorme oportunidade já que as maiores fabricantes de dispositivos móveis Android, como a Samsung e Google, estão a usar esta funcionalidade como um dos principais value drivers dos seus produtos.
E no mundo do iOS, os telemóveis da Apple vêm agora com um botão dedicado para Visual Intelligence Search, que funciona de forma semelhante ao já tão conhecido Google Lens. No caso da Apple, esta pesquisa tanto pode ser feita no Google como até mesmo no ChatGPT.
Image Search não é propriamente uma novidade mas acredito que agora comecemos a assistir a uma verdadeira democratização desta tecnologia.
A verdade é que os telemóveis que usamos atingiram a sua fase de maturidade em termos de hardware. As pequenas melhorias que são feitas aparentam já não são suficientemente “sexy” para vender. E daí as marcas estarem a comunicar cada vez mais funcionalidades de software, muito focado em inteligência artificial.
Comecemos pelo essencial: os crawlers devem ser capazes de encontrar, com facilidade, as imagens dos teus produtos.
Para tal, é importante produzir um sitemap dedicado para imagens, onde esteja listada a localização de cada uma delas.
Muitos dos principais CMS, incluindo WordPress e Shopify, têm ferramentas nativas ou extensões que criam estes mapas sozinhos.
O Yoast SEO ou RankMath são dois plugins que podem facilitar muito a tua vida.
Para quem trabalha com plataformas de eCommerce mais avançadas, recomendo o Screaming Frog para te ajudar neste processo.
Assim que tiveres o teu sitemap pronto, só tens de submetê-lo na tua Google Search Console.
Confirma, ainda, se não tens ativo (por engano) nenhum meta robot que esteja a bloquear a indexação das imagens (ex. “noimageindex”).
As pessoas realizam pesquisas visuais com os produtos a serem utilizados em contexto real, pelo que as tradicionais fotos em fundo branco podem não ser suficientes.
E lembra-te que aqui tens de conquistar a audiência pela imagem, pelo que procura identificar imagens concorrentes, analisa o padrão visual e tenta diferenciar-te do mesmo.
No momento de upload das tuas imagens nas tuas páginas de produto, ajuda os algoritmos a compreender melhor do que se trata a fotografia.
Sobretudo os Alt Text vão ter um papel muito importante nesta otimização.
Garante que são o máximo descritivos possíveis e que incorporam keywords relevantes relacionadas com o produto.
O último passo vital para potenciar a visibilidade da marca em image search é através da implementação de Schema Markup.
Estas linhas de código implementadas nas páginas do teu site que contenham imagens são como que um dicionário para o Google. Dão-lhe mais informações sobre o conteúdo multimédia.
Ferramentas como Schema Markup Generator ou Schema Markup Validator podem ajudar-te neste processo, quer na produção quer na validação.
Circle to Search já está atualmente disponível em dispositivos de variadas marcas, incluindo modelos como o Samsung Galaxy S25, Google Pixel 9, Xiaomi 14T, Motorola Razr 50 e muitos outros.
É esperado que esta feature chegue a muitas outras marcas e modelos de smartphones e tablets Android.
Depois de confirmares a compatibilidade do teu equipamento, deves seguir os seguintes passos para usar Circle to Search:
1. Na barra de navegação inferior do teu dispositivo, pressiona durante alguns segundos o ícone que te leva para a página inicial.
2. Desenha um círculo à volta do objeto que queres identificar.
3. Arrasta para cima para encontrares os produtos que se assemelham em Google.
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