Descobre as melhores estratégias de otimização de taxa de conversão para o teu eCommerce.
As marcas enfrentam dois grandes desafios no digital.
Um primeiro relacionado com tráfego. Como é que eu levo o máximo de pessoas possível até ao meu site?
E um segundo, igualmente exigente, associado à conversão. Como é que eu influencio os visitantes que entraram na minha loja online a comprar.
Existem estratégias de otimização de conversão, associadas à área de CRO Marketing, que estimulam o cliente a comprar e que facilitam toda a jornada dentro de um eCommerce – desde o momento em que entra no site até ao momento em que finaliza o seu processo de checkout.
E estas técnicas de sedução podem ser aplicadas em inúmeras áreas de uma loja online, desde barras de pesquisa interna e módulos de recomendações personalizadas, a otimizações realizadas em páginas de catálogo ou de produto.
Descobre agora algumas das melhores estratégias para a otimização de taxas de conversão.
Começo com um exemplo de uma estratégia tão simples do ponto de vista de implementação mas que tem um impacto brutal na experiência de navegação numa página de produto.
Na generalidade dos sites o botão de adicionar ao carrinho ou comprar apenas é apresentado uma única vez em toda a página.
O que acontece é que conforme o visitante começa a ler as tuas descrições de produto, a analisar o catálogo técnico ou a fazer scroll para outras áreas da página, o botão de ação fica completamente escondido.
E esta estratégia de fixar o botão, na lateral ou topo da página, procura aumentar a visibilidade em toda a página.
Isto é algo que, por exemplo, a AO faz muito bem: fixar o botão de adicionar ao carrinho numa barra superior da página.
Independentemente da área da PDP até onde o utilizador faça scroll, este tem sempre o botão de conversão a sorrir para ele.
A verdade é que os olhos também comem e caprichar nas fotografias de produto fará toda a diferença na perceção de valor que o cliente tem sobre o produto que lhe estás tentar vender.
E aqui trago-te duas marcas que para mim são verdadeiros case studies no que diz respeito a imagens de produto.
A primeira delas é a Create. A experiência visual neste site é verdadeiramente satisfatória. Parece que estamos a navegar no Pinterest tal é a qualidade estética das imagens dos produtos.
Eles não se limitam a apresentar o produto mas capricham no contexto e no mood associado ao momento de consumo.
Numa página de produto tem de ficar claro o que torna o teu produto tão especial – quais os seus principais drivers de valor.
Mas quantas vezes já vos aconteceu lerem descrições de produto ou catálogos técnicos e mesmo assim não ficar clara a diferença de um produto face a uma oferta concorrente.
É aqui onde entram em ação estes pequenos destaques aos principais benefícios daquilo que estás a tentar vender, de preferência em bullet points ou em formato de ícones. O objetivo é que seja um conteúdo fácil e rápido de se ler.
Este exemplo da Bose é excelente, onde a marca destaca muito bem as principais características das suas colunas e as razões pelas quais deves optar por comprar este produto.
Falo-vos de áreas na página que procuram diminuir a incerteza da compra, transmitir segurança na transação ou simplesmente destacar vantagens competitivas em termos de políticas de entregas.
Destaques como “Entregas grátis”, “Devoluções gratuitas”, “Entregas em 24h”, “Garantia de 2 anos” ou outras comodidades valorizadas pelos teus clientes devem ter um lugar de destaque na página.
Esta é a área onde deves dar resposta a possíveis objeções à compra do teu produto ou destacar aquilo que o teu cliente mais valoriza no momento de avançar para a transação.
Olhemos para o maior eCommerce de Portugal, a Worten.
Repara no destaque que é dado nesta PDP de um frigorífico Samsung a fatores relacionados com a entrega como “Entrega e instalação grátis” ou “Recolha e reciclagem grátis”, duas das principais preocupações que o consumidor tem no momento de comprar um novo eletrodoméstico deste tipo.
Não é novidade para ninguém de que as reviews são um elemento fundamental para transmitir confiança no momento da compra, a apelidada social proof, sobretudo para visitantes que estão a ouvir falar pela primeira vez do vosso produto ou marca.
No entanto, permitir que os teus clientes não só escrevam reviews como possam fazer o upload de imagens e vídeos a fazer o unboxing, a tocar no produto ou até mesmo a utilizá-lo vai fazer toda a diferença.
Este conteúdo visual gerado pelos teus clientes fará com que os seus testemunhos sejam mais genuinos, tendo consequentemente um impacto positivo nas taxas de conversão.
As reviews é uma área que a Amazon, por exemplo, trabalha muitíssimo bem. Não só permitem que os utilizadores façam estes uploads de imagens e vídeos, como também têm investido muito em tecnologias de inteligência artificial capazes de fazer uma curadoria ainda melhor dos comentários provenientes de utilizadores.
Eles perceberam desde cedo que esta era uma das áreas mais importantes deste tipo de páginas a trabalhar, e não é de todo por acaso que são o maior site transacional do mundo.
CRO (Conversion Rate Optimization) é uma área do marketing digital focada em aumentar o número de conversões de um website. Tem como base a melhoria da experiência do cliente dentro de um eCommerce e a implementação de gatilhos mentais que levam os visitantes a comprar numa loja online.
Existem estratégias de CRO que podes implementar em todo o tipo de páginas de um eCommerce, desde as páginas de catálogo até páginas de produto.
A taxa de conversão média no eCommerce varia entre os 2%-5%.
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