O Guia de Otimização para Pesquisas por Voz
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1. Introdução ao Voice Search
– Conceito
– Assistentes Digitais
– Características/Particularidades das Pesquisas por Voz
– Resultados Apresentados em Voice Search
– Featured Snippets – A Posição 0
2. Voice Search no Contexto Internacional
– Voice Report 2019 da Microsoft
– Mobile Voice Usage Trends in 2020 da Perficient
3. Voice Search em Portugal
– Comportamentos de Pesquisa em Portugal
– Voice Search nas Empresas Nacionais
4. As Dimensões de Voice Search Marketing
– Estratégias de Voice SEO
– Desenvolvimento de Ações de Voz (Actions on Google, Alexa Skills e SiriKit)
– Fortalecimento do Branding e Posicionamento
Pesquisas por voz são uma das tendências que poderão impactar de forma mais significativa a jornada de compra dos consumidores na próxima década.
No ecossistema do marketing digital, o conceito “voice search” surge como uma das maiores transformações que estão a acontecer, algo que influenciará, certamente, a forma como as empresas trabalham as estratégias de search engine marketing e o seu branding.
Voice Search é a designação atribuída a ocasiões nas quais alguém utiliza a sua voz para interagir com um assistente digital ou motor de busca.
A era da voz e dos assistentes virtuais aproxima-se e os teclados são, aos poucos, substituídos por comandos de voz.
O browsing na Search Engine Results Page (SERP) é deixado de lado e a luta pela posição 0 é agora o grande desafio para os profissionais de marketing digital.
Estamos, verdadeiramente, perante uma mudança de paradigma na forma como os indivíduos realizam as suas pesquisas online – assistindo-se a uma transição da pesquisa escrita para a voz.
Estudos comportamentais mais recentes da Gartner (2020) – “Gartner Consumer Pandemic Attitudes and Behaviors Survey in 2020” – indicam que cerca de 40% dos indivíduos utilizam assistentes de voz nos seus smartphones e 26% utilizam dispositivos inteligentes pelo menos uma vez por semana (Gartner, 2020).
Este ebook surge como um guia para os profissionais que procurem compreender a forma como é possível desenvolver uma estratégia integrada de voice search marketing para os seus negócios.
Nos primeiros capítulos do documento é dado um enquadramento geral sobre a forma como os assistentes digitais funcionam, as principais características das pesquisas por voz e as particularidades associadas à forma como os resultados são apresentados em voice search.
Posteriormente, são apresentados um conjunto de estudos realizados no estrangeiro e que nos ajudam a identificar os principais comportamentos e motivações inerentes à utilização de assistentes digitais e dispositivos inteligentes.
Num 3º capítulo, o leitor conseguirá compreender o panorama do voice search em Portugal, graças à realização de uma investigação e recolha de dados pioneira no território nacional - onde foi possível identificar o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e perceber, junto de especialistas (André Novais de Paula, David Tavares e MIguel Maio), a forma como as empresas poderão dar os primeiros passos em estratégias de otimização para voice search.
No último capítulo, é apresentado um framework – “As 3 Dimensões de Voice Search Marketing” -, onde são explicadas diversas estratégias de otimização para o ecossistema de pesquisas de voz.