O maior estudo sobre Voice Search em Portugal – como é que os portugueses realizam pesquisas por voz?
Neste artigo vais ficar a conhecer o panorama do voice search em Portugal.
As informações que vais encontrar nesta publicação têm por base uma investigação e recolha de dados que realizei em 2021, no território nacional.
Através deste estudo foi possível identificar o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida do consumidor português e o papel dos assistentes digitais – tal como a Google Assistant, Apple Siri e Amazon Alexa -, no seu dia-a-dia.
Esta é uma investigação pioneira em Portugal e que conseguiu identificar comportamentos, motivações e constrangimentos inerentes à utilização de assistentes de voz.
Conteúdos:
Olhemos então, primeiramente, para a forma como foram recolhidos os dados.
A recolha de dados primária ocorreu em 2021 e assentou num estudo ad-hoc.
O principal objetivo foi determinar o impacto das tecnologias de pesquisa por voz na vida dos portugueses.
Foram distribuídos questionários online autopreenchidos.
Esta recolha de dados decorreu nos primeiros 15 dias de março.
A população determinada para esta tipologia de recolha de dados foi: portugueses ou residentes em Portugal que realizaram, pelo menos, uma pesquisa na internet durante o último mês.
A amostragem foi não probabilística por conveniência.
O questionário foi partilhado na minha rede digital, nomeadamente através de plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn e Whatsapp.
Foram também criados anúncios online em Facebook Ads, com o intuito de não restringir a amostra apenas à minha rede de contactos.
O questionário teve um total de 250 respostas válidas.
Agora que já compreendemos a forma como os dados foram obtidos, olhemos para os principais resultados obtidos.
Quando questionados sobre a forma como realizam as suas pesquisas via smartphone, computador e/ou outros dispositivos com ligação à internet, a esmagadora maioria dos inquiridos afirmou fazê-lo escrevendo a pergunta num motor de busca – ex. Google, Bing, Yahoo, etc (96,0%).
Com menor representatividade, segue-se a escrita da pergunta na janela de pesquisa do próprio smartphone – ex. Finder, Spotlight, Cortana, etc (14,8%) – e a utilização da voz – ex. Apple Siri, Google Assistant, Amazon Alexa, etc (13,6%).
Se olharmos, especificamente, para os resultados relativos a voice search, o cenário é bastante promissor.
Aproximadamente, 30% dos portugueses inquiridos garantiu já ter utilizado a sua voz para realizar pesquisas no seu smartphone, colunas ou outros dispositivos inteligentes.
Os portugueses realizam pesquisas por voz, sobretudo, via assistente digitais no smartphone – tal como a Siri, Google Assistant, etc (77,6%).
Os assistentes virtuais de voz preferidos pelos portugueses são, respetivamente, a Google Assistant (53.9%), a Apple Siri (46.1%) e a Amazon Alexa (10.5%).
Do grupo de pessoas que realiza pesquisas por voz em Portugal, a maioria (38,2%) afirma fazê-lo algumas vezes por semana.
Relativamente ao tipo de interações que os portugueses realizam com os seus assistentes virtuais e/ou dispositivos inteligentes, verificamos uma preferência por pesquisas, maioritariamente, informacionais ou pedidos de ação.
São utilizados comandos de voz, sobretudo, para pesquisar por factos ou informações rápidas (67,1%), pedir para ligar a alguém (46,1%) e pesquisar por direções (38,2%).
No que diz respeito a v-Commerce – comércio online via voz -, a esmagadora maioria (97.3%) afirmou nunca ter realizado compras utilizando a sua voz através de assistentes virtuais e/ou de colunas inteligentes.
Apontando esta análise comportamental para as motivações do voice search, as principais razões que levam os portugueses a realizar pesquisas por voz são, respetivamente, o facto de ser rápido de se obter uma resposta (71.1%), não se ter trabalho a escrever (52.6%) e existirem ocasiões onde é mais seguro e/ou mais cómodo utilizar comandos de voz – ex. a conduzir, durante o banho, etc (38.2%).
Quanto às principais dores dos utilizadores de tecnologias de pesquisa por voz, os inquiridos afirmam que realizariam mais pesquisas por voz caso os assistentes digitais e dispositivos inteligentes percebessem melhor aquilo que se diz (69,2%), existissem mais funcionalidades potenciadas por novos comandos de voz (53,9%) e existisse a possibilidade de utilizar comandos de voz no idioma português-portugal em assistentes digitais e dispositivos inteligentes (31,6%).
As colunas inteligentes ainda não fazem parte da grande maioria das casas portuguesas.
No entanto, já 27,6% dos portugueses garante ter uma coluna inteligente em casa.
Foquemos agora as atenções nos portugueses que não realizam pesquisas por voz.
A grande maioria deste grupo de inquiridos garantiu não existir nenhuma razão em particular para não usar tecnologias de voice search – simplesmente é-lhes mais cómodo realizar as tradicionais pesquisas via texto (49.4%).
Para além disto, são apontados também alguns constrangimentos como o desconhecimento dos comandos de voz existentes e funcionalidades possíveis (17.2%) e não se sentir à vontade para realizar pesquisas em voz alta junto de outras pessoas (16.7%).
Vemos, por conseguinte, aqui diferenças naquilo que são as dores apontadas pelos indivíduos que utilizam voice search e aqueles que não o fazem.
Quando questionados sobre o que os levaria a realizar pesquisas por voz no futuro, os inquiridos referiram, respetivamente, a capacidade dos assistentes digitais e dispositivos inteligentes perceberem melhor aquilo que é dito (35,1%), existirem mais funcionalidades potenciadas por novos comandos de voz (28,7%) e as respostas dos assistentes digitais e dispositivos inteligentes responderem mais adequadamente às questões colocadas (24,1%).
Este fenómeno do voice search é, efetivamente, uma grande oportunidade – não só pelo número crescente de utilizadores deste tipo de tecnologias – como também pelo facto de não existirem muitas marcas em Portugal a realizarem esforços significativos para voz.
Deste modo, ao preparares os conteúdos da tua organização para os assistentes digitais, existirá uma boa probabilidade dos resultados apresentados serem os teus!
Adicionalmente, é esperado que o número de utilizadores de voice search cresça de forma exponencial quando os consumidores sentirem que as marcas já proporcionam experiências de voz positivas.
A tecnologia está cada vez mais otimizada, pelo que cabe agora aos marketers garantirem que os seus conteúdos estão prontos para serem apresentados corretamente aos utilizadores de assistentes digitais.
Por sua vez, as empresas que forem pioneiras na adoção de estratégias de marketing para voz, terão uma grande vantagem face aos concorrentes quando esta tendência ganhar uma dimensão ainda mais significativa.
Todos estes dados que te apresentei fazem parte do meu ebook sobre Voice Search Marketing.
Neste livro digital podes encontrar não só mais investigações sobre pesquisas por voz como também ficar a conhecer estratégias de marketing e de otimização para assistentes digitais.
Por isso, se ficaste curioso sobre esta temática, descarrega, GRATUITAMENTE, o meu recente ebook “Voice Search Marketing – O Guia de Otimização para Pesquisas por Voz” no seguinte formulário ⬇️
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