FERRAMENTAS
Ferramenta de marketing digital all-in-one super poderosa. É especialmente útil para análise de websites concorrentes e da sua performance orgânica. Permite realizar keyword research, identificar top performing pages de concorrentes, realizar auditorias técnicas de SEO, configurar position tracking, identificar oportunidades de link building e muito mais.
A grande concorrente do SEMRush, sendo uma excelente alternativa para análise de tráfego, auditoria a websites e projetos de SEO. Tem inúmeras ferramentas de keyword research, construção de topic clusters, análise de alterações de conteúdo dos concorrentes, web analytics e muito mais. As suas soluções de position tracking também são super profundas e poderosas.
Para quem procura uma ferramenta de SEO mais simples e budget-friendly, a Mangools é a melhor solução. Integra módulos de keyword research, análise de SERP, tracking de posições, identificação de oportunidades de backlinks e muito mais. A sua principal diferenciação é o interface bonito, intuitivo e super fácil de utilizar.
Embora a minha preferência de ferramentas de SEO vá para o SEMRush e a Ahrefs, a Ubersuggest do Neil Patel é uma ótima solução para quem quer evitar subscrições mensais. Esta plataforma tem planos lifetime – pagas uma única vez e tens acesso a funcionalidades de pesquisa de keywords, análise concorrencial, auditoria a websites e muito mais para todo o sempre.
Ferramenta de SEO que permite identificar oportunidades de conteúdo para pesquisas long-tail e conversacionais. Apresenta, visualmente, aquilo que as pessoas mais procuram relacionado com um determinado tópico, produto ou marca, em diferentes países e idiomas. É ótimo para encontrar oportunidades para conteúdos educativos, páginas informacionais ou secções de FAQs.
Semelhante ao Answer The Public, a AlsoAsked também facilita a identificação de temáticas de interesse relacionados com o tópico sugerido. A ferramenta sugere, de forma muito visual, um conjunto de questões frequentemente colocadas online, especialmente útil para secções de FAQs. Se queres identificar oportunidades de pesquisas mais específicas, com menos competição, esta plataforma vai ajudar-te!
É o posto de comando para qualquer profissional de SEO. É uma ferramenta gratuita essencial para garantir a visibilidade de qualquer website em Google. Permite submeter sitemaps, indexar páginas, perceber as keywords pelas quais as pessoas estão a encontrar o teu site, quais as páginas com maior tráfego orgânico e mais.
É a consola da Microsoft que te permite indexar o teu website no Bing e acompanhar a sua performance no motor de busca – de forma muito semelhante à Google Search Console. Vais ser capaz de identificar quais as páginas que estão a atrair mais tráfego orgânico, para que keywords estás a aparecer, que domínios estão a gerar backlinks para o teu e muito mais.
É uma das ferramentas de análise web mais poderosas, usada sobretudo para análises concorrenciais em diferentes touch points digitais. As suas soluções geração de palavras-chave são especialmente úteis, já que oferecem dados de pesquisa dos últimos 28 dias. A sua área de Demand Trends também ajuda muito a identificar keywords trending, com a possibilidade de filtrar oportunidades por áreas de negócio.
Ferramenta de marketing ideal para analisar a evolução da procura por determinados tópicos, ao longo do tempo, em diferentes idiomas e regiões. Permite identificar tendências de pesquisa por diferentes categorias de produto, indústrias e interesses. Consegues, inclusive, ir acompanhando as temáticas e notícias mais populares do dia.
Permite prever o surgimento de oportunidades no mercado, tecnologias emergentes ou produtos populares. Analisa milhões de dados provenientes de motores de busca, redes sociais, fóruns, artigos na internet e até podcasts para identificar tendências antes destas emergirem.
Ferramenta de marketing digital indispensável numa era em que o TikTok dita tendências de procura por produtos em áreas como cosmética, moda, decoração e outras similares. Permite identificar produtos com altos níveis de popularidade, bem como as audiências com maior interesse nessas categorias.
Ferramenta super poderosa para realizar auditorias técnicas a qualquer site. Permite simular o processo de crawl tal como os spiders dos motores de busca e identificar oportunidades de melhoria e problemas a corrigir. Encontra links partidos, identifica páginas com conteúdo duplicado, constrói XML sitemaps, analisa meta tags e muito mais.
Criar um ficheiro de Robots.txt não tem de ser um processo complicado! Esta ferramenta simplifica – e muito – o controlo das páginas que os motores de busca podem ou não rastrear no teu website. É especialmente útil para evitar indexações de páginas desnecessárias e otimizar crawl budget.
Configurar um ficheiro de Robots.txt pode impactar significativamente a performance orgânica do teu site. Para garantires que todas as diretivas inseridas estão corretas (e que não bloqueiam acidentalmente conteúdos importantes do teu site) é importante que valides nesta ferramenta essa tua configuração. É essencial para evitares erros que possam prejudicar a indexação do site nos motores de busca.
Nesta ferramenta podes encontrar todos os tipos de Schema Markup suportados pelos motores de busca, ajudando-te a otimizar a forma como o teu conteúdo é apresentado nos mesmos. Para além de te apresentar todos os tipos de Schema Markup, tem também um validador de código, onde podes testar dados estruturados antes dos implementares no teu site.
À semelhança do Schema Validator apresentado anteriormente, esta ferramenta aqui é oficial da Google. Lembra-te que nem todos os tipos de Schema são suportados pela Google e, por isso, é fundamental que testes também nesta ferramenta o aspecto e compatibilidade dos teus dados estruturados.
Ferramenta que facilita a criação de dados estruturados sem necessidade de conhecimentos técnicos. Permite gerar JSON-LD para diversos tipos de conteúdo, como artigos, produtos, eventos, FAQs e muito mais.
Outra solução para configurações rápidas de Schema Markup. Coloca o URL da página que queres otimizar e a ferramenta será capaz de escrever os dados estruturados de forma automática. Depois só tens de implementar o código gerado no teu website.
Outra ferramenta útil para montar dados estruturada de forma ainda mais intuitiva. Gera automaticamente código JSON-LD pronto a ser implementado no website, ajudando a otimizar o snippet da tua página em Google. Escolhe o tipo de Schema Markup e seleciona os diferentes elementos da página de modo a alimentar os campos obrigatórios.
Ferramenta útil para trabalhar SEO internacional de forma facilitada. Permite criar Hreflang Tags sem conhecimentos de código, algo essencial para indicares aos motores de busca as diferentes versões linguísticas de um website. É essencial para sites multilíngua, garantindo que os utilizadores são direcionados para a versão correta consoante o seu idioma e localização.
Ferramenta da Google que permite avaliar velocidade de carregamento um website em ambiente desktop e mobile. Realiza inclusive algumas sugestões para melhorares o desempenho das páginas, reduzir o seu tempo de carregamento e otimizar os web core vitals.
Solução que permite analisar a performance e velocidade de um website. Apresenta métricas de desempenho detalhadas, incluindo indicadores de Web Core Vitals, bem como uma visualização (waterfall e em vídeo) dos elementos que vão sendo carregados na página. Facilita a identificação de oportunidades de otimização e permite inclusive criar alertas sempre que uma página estiver demasiado lenta.
Outra alternativa para testar a velocidade de carregamento de páginas web, emulando a experiência em diferentes browsers, dispositivos e ligações à internet. No final de cada análise, apresenta-te um conjunto alargado de recomendações para otimizares a experiência do teu cliente e indicadores de performance importantes para SEO.
Esta ferramenta ajuda-te a simular, em SERPs fictícias, a aparência dos snippets das tuas páginas. Configura o meta title, meta description e URL e vê como é que o teu site será apresentado em Google. Tens à tua disposição uma contagem automática do número de caracteres e mapas de calor. Adicionalmente, podes também simular resultados da SERP em diferentes países.
A melhor forma de identificar as posições em que o teu website está classificado para as target keywords estratégicas não é pesquisando em anónimo no Google. Esta ferramenta permite analisar os websites que se classificam no topo de resultados de pesquisa para as palavras-chave introduzidas, em diferentes países e dispositivos. Para cada posição na SERP, vais ter acesso ao CTR esperado, autoridade da página classificada, número de referring domains e outros indicadores relevantes.
Monitoriza, diariamente, a volatibilidade do ranking nos resultados de pesquisa do Google. Permite identificar possíveis atualizações algorítmicas e também a percentagem de SERP Features apresentadas. Estas análises podem ser realizadas em diferentes categorias de palavras-chave predefinidas ou a keywords personalizadas configuradas em diferentes projetos.
Ferramenta que permite comprimir imagens de modo a otimizar a velocidade de carregamento de websites. Sempre que quiseres incorporar uma imagem no teu website podes usar o TinyPNG para garantir que esta não está demasiado pesada no momento do upload.
Gerador de Alt Texts em massa, com a ajuda de inteligência artificial. É possível fazer o upload de múltiplas imagens e a ferramenta é capaz de as analisar contextualmente e de as descrever.
Permite monitorizar a internet e acompanhar diariamente novos conteúdos que sejam publicados, relacionados com as tuas temáticas de interesse. Podes inclusive introduzir um determinado termo de pesquisa (ex. o nome da tua marca) e pedir para receber alertas no teu email sempre que alguém mencionar o nome da tua marca na web.
A Reach AI é um software de otimização para AI Search, que ajuda as marcas a conquistar visibilidade em ChatGPT, Perplexity, Google AI Mode e outros LLMs. É uma das soluções de GEO mais poderosas, uma vez que permite auditar problemas técnicos, criar roadmaps de conteúdos, acompanhar rankings para múltiplas prompts e muito mais. A sua grande diferenciação face a outras soluções de SEO/GEO é a capacidade de automatizar muitos processos: criação de blog posts, geração de backlinks, interações com comunidades no Reddit e muito mais.
É outra das soluções mais poderosas para otimizar websites para LLMs. Permite fazer o tracking da visibilidade de marcas no ChatGPT, Perplexity, AI Overviews e outras similares. Oferece dezenas de templates de diferentes tipos de conteúdos, desde how-tos a páginas de comparação. Realiza também auditorias técnicas para identificação de oportunidades de melhoria.
A Ahrefs tem também uma solução especificamente dedicada para AI Search Optimization. O Brand Radar permite obter insights relativamente à visibilidade de marcas em LLMs, a medir brand awareness e a identificar que websites estão a gerar mais menções. Também serás capaz de monitorizar o sentimento da tua marca e a quantificar o tráfego proveniente destas plataformas de AI Search.
Para quem procura uma solução de monitorização de visibilidade em LLMs mais “budget-friendly”, a Mentions é uma boa escolha. Embora não tão poderosa como a Reach, Profound ou Ahrefs, oferece os dados essenciais da performance de qualquer marca em AI Search. O seu interface é bastante simplificado e fácil de navegar. Em poucos minutos consegues começar a fazer tracking às prompts que desejares acompanhar.
Permite acompanhar a evolução da presença de AI Overviews em Google ao longo do tempo. É possível identificar quais as indústrias e intenções de pesquisa em que este módulo de AI está a ser apresentado de forma mais frequente.
Plataforma de Local SEO focada em melhorar a presença digital de negócios locais. Permite gerir informações de empresas em múltiplos diretórios online, responder a reviews em diferentes plataformas, otimizar perfis do Google Business Profile e aumentar a visibilidade em mapas e pesquisas locais.
Ferramenta completa de gestão de Local SEO e presença online. Possibilita a atualização centralizada de informações de negócio (moradas, horários, contactos) em centenas de diretórios, mapas e apps. Inclui também monitorização de reputação online, gestão de avaliações e insights detalhados sobre a performance local.
Ferramenta especializada em pesquisa de palavras-chave para redes sociais e motores de busca. Permite encontrar hastags e termos de pesquisa populares no YouTube, Instagram, TikTok, X e outros canais.
Esta ferramenta de keyword research permite identificar oportunidades de conteúdo para diferentes plataformas, incluindo Instagram, TikTok e YouTube. Analisa o autocomplete dos motores de busca para levantar as perguntas mais frequentes que estão a ser colocadas no motor de busca selecionado.
Permite escalar o número de páginas de categoria, produto, serviço, blog, locais e outras tipologias através de programmatic SEO. Conecta esta ferramenta ao teu CRM, cria templates dinâmicos e publica conteúdo relevante de forma automática. Vais ser capaz de potenciar tráfego, aumentar a visibilidade online e incentivar vendas de forma eficiente através de inteligência artificial.
Ferramenta de programmatic SEO focada na criação de conteúdo informacional em escala, com integração a WordPress, WebFlow e outros CMS. Através de inteligência artificial, a ByWord vai identificar tópicos de interesse relacionados com o teu website, gerar conteúdo otimizado para SEO e até mesmo criar imagens complementares.
Dispensa apresentações. É um verdadeiro companheiro de equipa de produtividade, especialmente útil para idealização de conteúdos, brainstorming e curadoria de textos. O seu “Modo de Voz” é espetacular para debater ideais. É uma solução que permite escalar tráfego orgânico, alargar visibilidade online e potenciar vendas de forma mais eficiente.
Um dos plugins de SEO mais populares para WordPress. Ajuda a otimizar títulos, meta descriptions, XML sitemaps, links internos e até legibilidade de conteúdos. Inclui ainda sugestões de palavras-chave e análise em tempo real para facilitar a otimização de páginas e artigos.
Alternativa poderosa ao Yoast SEO, também para WordPress. Oferece funcionalidades de SEO on-page, integração com Google Search Console, rich snippets automáticos, redirecionamentos e auditorias técnicas. Destaca-se pelo interface moderno e pelas funcionalidades avançadas, mesmo na versão gratuita.
Plugin que ajuda a otimizar bases de dados, limpar revisões antigas de posts e remover ficheiros desnecessários. Também inclui compressão de imagens e funcionalidades de cache, melhorando a velocidade do site.
Ferramenta que atua no aumento da velocidade de websites WordPress. Facilita a configuração de cache, lazy load de imagens, minificação de CSS/JS e integração com CDN.
Solução focada em auditar e melhorar a performance de sites em Shopify. Identifica scripts pesados, apps que podem estar a travar o carregamento e sugere otimizações técnicas.
App simples para compressão de imagens, minificação de código e monitorização da velocidade da tua loja Shopify.
Plugin dedicado à compressão e redimensionamento automático de imagens. Permite reduzir drasticamente o peso sem perder qualidade, melhorando o tempo de carregamento do site.
A melhor solução para aqueles que procuram lançar um negócio online de forma rápida. Esta plataforma de eCommerce permite gerir os principais processos inerentes a uma loja online, com soluções ao nível de organização do catálogo de produtos, gestão de stocks e sistemas de pagamento. Tens disponível vários temas fáceis de personalizar e com integração com centenas de apps.
Plugin para WordPress que transforma qualquer site em loja online. Flexível e altamente personalizável, integra-se com inúmeras extensões de pagamento, envio, gestão de stock e marketing. Uma escolha perfeita para quem já utiliza WordPress.
Plataforma de eCommerce robusta e escalável, pensada para médias e grandes empresas. Inclui funcionalidades nativas avançadas como gestão multi-loja, integração com marketplaces (Amazon, eBay) e suporte para catálogos complexos.
Solução de eCommerce enterprise altamente customizável. Oferece controlo total sobre catálogo, experiência de compra, integrações com sistemas externos e escalabilidade. É indicada para grandes negócios que precisam de soluções personalizadas.
O CMS mais popular do mundo, com milhões de websites construídos. Extremamente flexível, suporta blogs, lojas, sites corporativos e muito mais. Tem milhares de plugins e temas disponíveis, permitindo adaptar o site a praticamente qualquer necessidade.
Plataforma de construção de websites visual, muito usada por designers e agências. Permite criar layouts complexos sem código, mantendo flexibilidade e performance. Inclui CMS próprio, integrações com ferramentas externas e suporte para animações avançadas.
Versão profissional do Wix, pensada para agências e freelancers. Oferece mais controlo sobre design responsivo, animações, SEO avançado e integração com apps. É uma solução que combina simplicidade com funcionalidades de nível profissional.
Ferramenta que começou como plataforma de prototipagem e evoluiu para CMS completo. Permite criar sites com design moderno, animações fluidas e integrações com outras plataformas. A sua grande força está na rapidez de criação e flexibilidade visual.
Além da pesquisa interna, a Algolia disponibiliza também recomendações personalizadas. Permite criar experiências de compra dinâmicas, sugerindo produtos ou conteúdos de acordo com o comportamento e preferências de cada visitante.
Plataforma de personalização para eCommerce. Oferece recomendações de produtos em tempo real, personalização de emails de marketing e segmentação automática de clientes. O foco é aumentar conversões e valor médio de compra.
Ferramenta de personalização que permite testar e adaptar experiências digitais em escala. Suporta A/B testing, recomendações personalizadas, segmentação dinâmica e automação de conteúdos em websites e apps.
Ferramenta de CRO tudo em 1 para lojas no Shopify. Permite criar pop-ups inteligentes, recomendações de produtos, mensagens de recuperação de carrinho e segmentação de audiências com base em comportamento em tempo real.
Chatbot de vendas e suporte otimizado para eCommerce. Responde a perguntas de clientes, sugere produtos, ajuda no checkout e pode integrar-se diretamente com Shopify e WooCommerce.
Assistente virtual para eCommerce. Cria experiências de compra interativas dentro da loja online, sugerindo produtos, tirando dúvidas e oferecendo recomendações personalizadas.
Chatbot inteligente que integra com a suite Bloomreach. Ajuda a transformar navegação em conversação, guiando o utilizador na descoberta de produtos e otimizando a experiência de compra.
App de chatbot para lojas Shopify. Permite automatizar o atendimento ao cliente, responder rapidamente a FAQs e recomendar produtos com base em preferências.
Solução de chatbot mais acessível, focada em respostas rápidas e automáticas a FAQs. Ideal para pequenas empresas que querem automatizar suporte sem grandes configurações.
Outra opção simplificada de chatbot, que permite configurar fluxos de conversação e FAQs automáticas. Boa escolha para quem procura facilidade de uso e integração rápida.
Plataforma líder em experimentação digital. Permite criar testes A/B, testes multivariantes, personalização de experiências e heatmaps. Ajuda a otimizar conversões com base em dados reais de comportamento do utilizador.
Integração de testes A/B dentro do ecossistema Bloomreach. Permite experimentar variações de conteúdos, ofertas e experiências digitais em tempo real, com segmentação avançada e análises detalhadas.
Ferramenta de gestão de preços dinâmica, que monitoriza concorrentes em tempo real e sugere ajustes automáticos de preço para maximizar margens e competitividade.
Solução baseada em inteligência artificial para automatizar estratégias de pricing. Considera fatores como procura, stock, concorrência e sazonalidade para ajustar preços automaticamente.
Plataforma especializada em modelação e visualização 3D de produtos para eCommerce. Permite criar modelos realistas e interativos, que podem ser incorporados diretamente em páginas de produto. É especialmente útil para retalho online em setores como tecnologia, moda e decoração.
Plataforma de Product Information Management (PIM). Permite centralizar informações de produto, enriquecer descrições, gerir atributos técnicos e publicar dados consistentes em múltiplos canais de venda.
Limpa e uniformiza todos os dados dos produtos em poucas horas com trabalho manual mínimo usando IA, enriquecendo automaticamente a informação ao mapear atributos para necessidades e casos de uso dos clientes. Integra com PIM, ERP e outros sistemas para atualizar automaticamente informações como preços, níveis de stock e especificações técnicas.
Serviço de alojamento web popular e acessível. Oferece planos otimizados para WordPress, certificado SSL gratuito, suporte 24/7 e integração com CDN.
Um dos hosts recomendados oficialmente pelo WordPress. Fornece soluções de alojamento partilhado, VPS e dedicado, além de integrações simplificadas para criação de sites.
Plataforma de CDN e segurança. Melhora a velocidade de websites através de distribuição global de conteúdos e protege contra ataques DDoS, bots e outras ameaças.
Registo de domínios .pt, com suporte em português e gestão simplificada. Ideal para marcas que querem focar no mercado nacional.
O maior registrador de domínios do mundo. Além de domínios, oferece alojamento, email profissional, segurança web e ferramentas de marketing digital.
É a segunda maior ferramenta de processamento de pagamentos em websites em todo o mundo, apenas ultrapassada pela PayPal. Recebe pagamentos online, otimiza o teu processo de checkout, emite faturas automáticas, previne fraudes e muito mais. Pode ser integrada nas principais plataformas de eCommerce, incluindo Shopify, WooCommerce e Adobe Commerce.
Plataforma de pagamentos online e mobile, com foco em eCommerce. Suporta múltiplos métodos de pagamento internacionais e oferece ferramentas de prevenção de fraude.
Solução portuguesa de pagamentos multicanal. Permite integrar pagamentos com cartões, MB Way, referências multibanco e muito mais.
Outra plataforma portuguesa de pagamentos, muito usada em eCommerce. Oferece integração simples com lojas online e suporta pagamentos recorrentes, subscrições e MB Way.
Repositório de secções de websites altamente bem construídas, desde módulos de funcionalidades de produto, menus de navegação, secções de FAQs, portfólio, hero e muito mais. Descobre exemplos inspiradores de diferentes tipos de site, setores de atividade e estilos de design.
Inspira-te com alguns dos melhores exemplos de design para websites, incluindo blogs, eCommerces, portfólios, agências e muito mais. Filtra pelo tipo de website, estilo de design e até pelo CMS utilizado.
Repositório mundialmente conhecido que apresenta os melhores websites em termos de design, inovação e experiência de utilizador. Fonte de inspiração para designers, developers e marketers.
Impulsiona as conversões das tuas landing pages com estratégias comprovadas e explicadas por especialistas. Esta ferramenta reúne análises de CRO detalhadas a páginas de SaaS, cursos, infoprodutos e outros serviços.
Ferramenta de marketing intelligence que permite analisar o tráfego de qualquer website. Dá-te acesso a dados sobre fontes de tráfego, palavras-chave que geram visitas, demografia do público e até comparações diretas com concorrentes. É uma das melhores soluções para perceber onde o teu eCommerce se posiciona face ao mercado.
Além de ser uma referência em SEO, também é muito usado em eCommerce para perceber estratégias de concorrentes. Permite analisar palavras-chave pagas e orgânicas, anúncios ativos, backlinks e até estratégias de shopping ads. Uma ferramenta indispensável para quem quer competir em indústrias online de alta concorrência.
Uma solução de acessibilidade web automatizada que ajuda qualquer website a cumprir com normas internacionais como WCAG e ADA. Através de AI, adapta o site em tempo real para utilizadores com necessidades especiais — desde leitores de ecrã a contrastes de cor. Uma forma simples e rápida de tornar o teu site mais inclusivo.
Ferramenta de acessibilidade digital que combina inteligência artificial com intervenção manual para garantir máxima conformidade com normas de inclusão online. Oferece widgets personalizáveis e serviços de auditoria completa, tornando os websites mais acessíveis a todos os utilizadores.
Um dos page builders mais populares para WordPress. Permite criar páginas altamente personalizadas e responsivas através de drag-and-drop, sem necessidade de saber programar. Ideal para quem quer lançar landing pages, blogs ou eCommerce com design profissional. Esta página foi criada com este plugin.
Page builder pensado especificamente para Shopify. Facilita a criação de páginas de produto, landing pages e homepages otimizadas para conversão. O grande diferencial está em oferecer templates otimizados para performance em eCommerce, acelerando muito o processo de design.
Ferramenta essencial de análise de tráfego web. Permite acompanhar em detalhe a performance do teu site ou app, com foco em eventos, funis de conversão e jornada do utilizador. Inclui integração com Google Ads e relatórios personalizados.
Extensão gratuita da Ahrefs para analisar comportamento de visitantes e performance de tráfego. Oferece insights detalhados sobre páginas mais visitadas, fontes de tráfego e jornadas de cliente.
Ferramenta gratuita que mostra heatmaps e gravações de sessão de utilizadores. Ajuda a perceber onde os visitantes clicam, como navegam e onde abandonam o site.
Uma das ferramentas de marketing digital mais conhecidas de análise comportamental. Permite gerar heatmaps, gravar sessões, criar surveys e recolher feedback direto dos visitantes.
Solução completa de análise de experiência do utilizador. Inclui mapas de calor, scrollmaps, gravações de sessão, testes A/B e relatórios de conversão.
Ferramenta criada por Rand Fishkin. Ajuda a descobrir onde as audiências passam tempo online — quais os sites que visitam, podcasts que ouvem, contas que seguem e hashtags que usam.
Ferramenta de social listening e segmentação de audiências. Analisa perfis de utilizadores em redes sociais, identifica comunidades e gera clusters de interesse para campanhas mais personalizadas.
Plataforma de análise de audiências e tendências culturais. Monitora redes sociais, fóruns, podcasts e outros canais digitais para identificar comportamentos, interesses e mudanças de consumo.
Cria automaticamente perfis de buyer personas com base em inputs sobre a tua marca e mercado. Gera descrições detalhadas de público-alvo, incluindo dores, objetivos e hábitos digitais.
Ferramenta gratuita que transforma dados de mercado em representações visuais de personas. Ajuda a definir perfis de clientes ideais, incluindo motivações, canais favoritos e comportamento de compra.
A plataforma de publicidade mais usada no mundo. Permite criar campanhas de pesquisa, display, shopping, YouTube, locais e muito mais.
Alternativa a Google Ads, com anúncios na Bing Search e parceiros. Permite segmentação similar, muitas vezes a custo mais baixo.
Plataforma de gestão de anúncios no Facebook e Instagram. Oferece segmentação avançada e múltiplos formatos de campanha.
Ferramenta para criar anúncios no TikTok. Inclui formatos criativos nativos e segmentação por interesses, demografia e comportamento.
Plataforma para campanhas pagas no Pinterest. Focada em descoberta visual e performance em eCommerce.
Ferramenta enterprise da Google para gestão de campanhas programáticas, display e vídeo em escala.
Plataforma de ETL para marketing. Centraliza dados de múltiplas fontes publicitárias e exporta-os para dashboards e relatórios.
Ferramenta que conecta plataformas de marketing a Google Sheets, Excel e Data Studio, facilitando reporting automatizado.
Solução de gestão de campanhas focada em eCommerce. Permite otimizar criativos e catálogos de produtos em anúncios.
Ferramenta de performance marketing focada no enriquecimento de feeds de produto para Shopping Ads. Otimiza os títulos, imagens e atributos através de inteligência artificial e web scraping em tempo real. É recomendada para quem tem lojas online com muitos produtos e procura otimizar os indicadores desempenho de campanhas em Google Ads, Meta e outras plataformas de publicidade digital.
Aplicação oficial da Google para gerir campanhas em escala. Permite edições em massa, uploads offline e otimizações rápidas.
Gera criativos de anúncios automaticamente. Cria banners, headlines e imagens otimizadas para CTR e conversão.
Plataforma de feed management. Ajuda a otimizar catálogos de produtos para Google Shopping, Amazon e outras plataformas.
Ferramenta de AI que gera headlines e descrições otimizadas para campanhas Google Ads.
Ferramenta gratuita que ajuda a gerar listas de keywords com diferentes tipos de correspondência (broad, phrase, exact).
Gera textos de anúncios Google Ads baseados em AI, otimizados para CTR.
Ferramenta gratuita da Google para criar URLs com parâmetros UTM. Essencial para tracking em Google Analytics.
Ferramenta gratuita para criação de links com parâmetros UTM. Essencial para tracking em Google Analytics, facilita a monitorização de campanhas de email, social media ou paid ads, garantindo dados precisos sobre a origem do tráfego.
Plataforma de inteligência competitiva para Paid Social. Mostra anúncios ativos em Facebook, Instagram e Google.
Recurso gratuito do Facebook/Meta que permite ver anúncios ativos em qualquer página.
Ferramenta gratuita para consultar anúncios ativos na rede Google. Ajuda a monitorizar campanhas concorrentes.
Muitas vezes já referida ao longo desta marketing toolkit, a SimilarWeb também analisa campanhas de paid media dos concorrentes. Identifica canais, assets e palavras-chave que estão a usar.
Solução enterprise de inteligência publicitária. Monitoriza campanhas programáticas, display e vídeo a nível global.
Ferramenta de corte inteligente de vídeos longos em clips curtos e virais. Identifica automaticamente os momentos mais impactantes e adapta-os a formatos para TikTok, Reels ou Shorts.
Ferramenta que adiciona legendas automáticas a vídeos curtos, com sincronização perfeita e personalização visual.
Gera legendas dinâmicas e animadas para vídeos, ideais para redes sociais. Inclui traduções automáticas e opções criativas de estilo.
O software mais conhecido de edição de imagens. Com novas funcionalidades de AI (Generative Fill), permite editar, manipular e criar imagens de forma ainda mais rápida e criativa.
Ferramenta dedicada a fotografia. Focada em edição, correção de cor e organização de grandes bibliotecas de imagens.
Gerador de imagens por AI pensado para criadores digitais e gaming. Oferece múltiplos estilos e grande controlo criativo.
Gerador de imagens especializado em tipografia. Cria cartazes, logótipos e ilustrações com texto perfeitamente integrado.
Um dos geradores de imagens mais populares. Permite criar ilustrações, concept art e visuais criativos de altíssima qualidade.
Ferramenta avançada de geração de imagens com foco em contextos complexos. Ideal para design publicitário e criativo.
Software profissional de edição de vídeo. Utilizado por produtores de cinema, TV e criadores de conteúdo, permite edição avançada com grande precisão.
Plataforma completa para edição e correção de cor. Muito popular em produção audiovisual, oferece versão gratuita robusta.
App gratuita da ByteDance (criadora do TikTok). Permite editar vídeos curtos, aplicar efeitos, transições e adicionar legendas automáticas.
Ferramenta simples de edição de vídeos para redes sociais. Inclui templates, legendas automáticas e opções de partilha rápida.
Plataforma que cria vídeos com avatares gerados por AI. Ideal para tradução de conteúdos e geração de vídeos institucionais.
Plataforma líder de geração de vídeos com avatares virtuais realistas. Usada para e-learning, vídeos corporativos e tutoriais.
Ferramenta de edição e geração de vídeo potenciada por AI. Oferece criação de clips, efeitos visuais e transformação de texto em vídeo.
Editor de vídeo online com funcionalidades de legendagem automática, templates e exportação rápida para redes sociais.
Ferramenta criativa de vídeo por AI. Permite remoção de fundo, edição colaborativa e até geração de cenas inteiras a partir de texto.
Transforma automaticamente textos ou artigos em vídeos curtos otimizados para redes sociais.
Inspira-te com algumas das técnicas de vídeo mais criativas, identificadas em videoclipes, anúncios, filmes e outros conteúdos. Transições, cortes, hyperlaps, colagens e muitos outros efeitos visuais. Para cada técnica, encontras múltiplos exemplos de vídeos incríveis, com menção ao nome dos diretores e editores.
Software profissional para edição de áudio. Muito usado em produção musical, podcasts e pós-produção de vídeo.
Ferramenta gratuita e open source de edição de áudio. Oferece gravação multicanal, efeitos básicos e edição simplificada.
Plataforma da Adobe dedicada a criadores de podcasts. Inclui limpeza automática de áudio, edição assistida e geração de vozes.
Extensão que podes adicionar ao Adobe Premiere e que edita múltiplas câmaras de forma automática, para que tenhas os melhores planos do teu podcast.
Ferramenta que edita áudio e vídeo a partir de texto. Permite cortar, corrigir e até clonar vozes automaticamente.
Solução avançada de voice AI. Gera vozes realistas e multilíngua, usadas em narrações, vídeos e conteúdos digitais.
Ferramenta experimental da OpenAI para geração de áudio e narração automática a partir de texto.
SEMRush, Google Search Console e Google Ads são as ferramentas de marketing digital que utilizo mais frequentemente.
Shopify é a melhor plataforma de eCommerce para começares um negócio. Para os que querem uma ferramenta mais avançada, WebFlow ou Adobe Commerce são as melhores alternativas.
Entre as melhores ferramentas de marketing para SEO encontram-se o SEMRush, Ahrefs, Google Search Console, AnswerThePublic e Google Trends.
Este ebook surge como um guia para os profissionais que procurem compreender a forma como é possível otimizar para assistentes digitais, ao desenvolver uma estratégia integrada de voice search marketing.
Podes fazer o download do PDF no link acima ou em “Recursos” > “Ebook – Voice Search Marketing”.
O RankMath e Yoast SEO são os melhores plugins para implementares otimizações SEO em WordPress.
Depende. Google Ads atingem um cliente que está proativamente à procura de um determinado produto, serviço ou conteúdo.
Já os anúncios em Facebook e Instagram focam-se na apresentação anúncios a pessoas que navegam pelas suas redes sociais, através de um targeting baseado nos interesses e padrões comportamentais da audiência.
Google Ads são recomendados para atingir uma audiência num fase de médio e fundo de funil, enquanto que Facebook é ideal para as marcas que procuram aumentar o seu brand awareness.
Ambos os canais devem ser trabalhados de forma integrada e complementar.
O Mailchimp é o software de email marketing mais utilizado em todo o mundo, dada a sua facilidade de uso, ferramentas drag-and-drop e planos gratuitos disponíveis.
No entanto, caso procures uma ferramenta de email marketing mais poderosa aconselho-te avaliar as soluções da Constant Contact, ActiveCampaign e SalesForce.
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