SOBRE

👋🏼 Olá, eu sou o
Bernardo Ferreira
Gestor de Marketing,
especializado em Marketing Digital.
🧠 Estas são as minhas principais áreas de conhecimento no ecossistema do marketing.

💼 Descobre mais sobre o meu percurso profissional até ao momento.

Assumo atualmente funções como Founding AI Search Optimization (AISO) Strategist na Reach AI, uma plataforma alimentada por agentes inteligentes que ajudam marcas a conquistar visibilidade no Google e em LLMs - ChatGPT, Gemini, Perplexity e outros similares.
Estamos a montar algo verdadeiramente revolucionário. Com a Reach, os utilizadores podem monitorizar a performance dos seus negócios em AI Search e automatizar grande parte das otimizações SEO, tal como uma agência digital. Isto inclui não só criação de conteúdo, mas também implementações técnicas, conquistar menções em third-party domains, auxílio em estratégias de link building, interações em comunidades do Reddit e muito mais.
No meu dia a dia trabalho de perto com a equipa de produto e engenharia para refinar os agentes, de acordo com a evolução dos algoritmos de pesquisa, boas práticas da indústria e feedback de clientes. Tenho também responsabilidades associadas ao fortalecimento do posicionamento da empresa online, não só através de estratégias de growth marketing mas também de conteúdo.

Desempenhei a função de especialista em SEO e eCommerce na Worten Portugal.
Entre as principais conquistas destacam-se as mais de 750 milhões de impressões, 50 milhões de cliques e 9 dígitos de faturação gerados, organicamente, em Google em 2024.
Também de destacar as primeiras posições conquistadas em algumas das keywords mais competitivas do ano, incluindo a tão ambicionada "Black Friday".
Fui responsável pela estratégia de SEO na Worten, com contributo em todas vertentes orgânicas de Google Marketing: On-Page SEO, Technical SEO, Off-Page SEO & Link Building, AI Search Optimization (LLMO), Local SEO, Keyword Research, Trend Hunting, Content, CRO e SEM.

Em abril de 2019 estagiei na agência digital e de conteúdos Lift Consulting.
Durante este período - de quase 6 meses - fui responsável pela criação de conteúdos, geração de leads, gestão de campanhas e estratégia de redes sociais para diversas marcas (desde o setor tecnológico até ao alimentar).
🏫 Sabias que dou aulas de marketing digital no IPAM Lisboa?

Criei um curso de especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego, no IPAM Lisboa e IPAM Porto.
Uma formação de 84 horas - em horário pós-laboral - que te dá tudo o que precisas para atrair tráfego digital qualificado, gerares leads e potenciares conversões!
Sabe mais sobre o curso aqui.

Dou aulas no Curso de Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego que coordeno e também no CTeSP em Marketing Digital, na Pós-Graduação de eCommerce e na Pós-Graduação de Social Media do IPAM.
Leciono as unidades curriculares de SEO, Aquisição de Tráfego, Content Marketing, Ferramentas de Display Advertising e Email Marketing.
🎓 Fica a conhecer o meu trajeto académico até ao momento.

Em 2020 realizei uma migração para o mestrado de Gestão de Marketing no IPAM Lisboa.
Durante este ano estive, essencialmente, focado no desenvolvimento da minha dissertação de final de curso, cujo objetivo foi analisar o panorama de voice search em Portugal - analisando comportamentos de pesquisa por voz no território nacional e identificando as melhores estratégias de otimização para os diferentes assistentes digitais (ex. Google Assistant, Apple Siri, Amazon Alexa, entre outros).
Conclui a defesa da tese com uma nota final de 18 valores.
Em 2019 iniciei um novo capítulo académico, um Mestrado em Marketing Digital pela Universidade Europeia, tendo finalizado o primeiro ano de formação com uma média de 18 valores.
Desenvolvi competências a nível de estratégia digital e experiência do consumidor nos diferentes touch points online, conjugado com a construção de websites, estratégias SEO, campanhas email marketing e otimização de canais social media.

Com início em 2016, finalizei a licenciatura em Gestão de Marketing, no IPAM Lisboa - com uma média de 16 valores.
Este foi um curso muito prático, com contacto constante com empresas e com as quais todos os semestres se desenvolveram projetos na área do Marketing - desde trabalhos de branding e políticas de marketing mix, até planos de comunicação e de construção de modelos de negócio.
Estas são algumas das principais ferramentas com que trabalho.

SEMRush

Google Search Console

Google Ads

Meta Ads Manager

SimilarWeb

Google Analytics

Google Data Studio

Adobe Premiere Pro

Adobe Photoshop

Adobe Lightroom

Adobe InDesign

Figma

WordPress

Shopify

Salesforce
🏅 Possuo diplomas em diferentes áreas do marketing digital.

Google Search Ads Certification

Google Shopping Ads Certification

Google Display Ads Certification

Google Video Ads Certification

SEO Fundamentals
SEMRush Academy

Link Building
SEMRush Academy

Website Optimization Course: How to Increase Page Performance
Hubspot Academy

Inbound Marketing
Hubspot Academy

Criar Loja Virtual no Shopify: Curso Completo
Udemy

Film Using Any Camera: Basics of Shooting Video Correctly
Udemy

Learn Figma: UI/UX Design Essential Training
Udemy

Escola de YouTubers SIC
Grupo Impresa