Descobre as melhores estratégias de YouTube SEO e aumenta as visualizações dos teus vídeos.
YouTube SEO corresponde a um conjunto de otimizações e estratégias que permitem aos vídeos aparecer em primeiro lugar no YouTube.
Ao implementares algumas destas boas práticas, vais conseguir ter mais visualizações no YouTube e fazer crescer o teu canal organicamente.
Neste artigo apresento-te um guia com 10 passos infalíveis para que consigas fazer SEO no YouTube em 2024, de forma simples e eficaz.
Conteúdos:
Ranking Signals: Como Funciona o Algoritmo do YouTube?
Passo 2: Análise da Concorrência
Passo 3: Otimização do Nome do Ficheiro
Passo 5: Otimização da Descrição
Passo 6: Otimização das YouTube Tags
Passo 7: Implementação de Legendas
Passo 8: Otimização de YouTube Hastags
Passo 9: Escolha Adequada da Categoria do Vídeo
Sabias que existem estratégias de SEO especificamente para YouTube?
Sim! Podes aplicar uma série de otimizações nos teus vídeos do YouTube, de modo a aumentar a probabilidade do teu vídeo ser encontrado pelos utilizadores. A isto se chama de YouTube SEO – YouTube Search Engine Optimization.
O YouTube é o segundo motor de busca mais utilizado em todo o mundo, apenas ultrapassado pelo Google (que domina mercado com cerca de 85% de search market share).
Esta plataforma de vídeo representa uma enorme oportunidade para criadores de conteúdo e marcas serem descobertas, entrarem em novos mercados e conseguirem atingir potenciais consumidores – sobretudo nas fases de awareness e consideração da jornada do cliente.
Na verdade, 79% dos utilizadores de internet têm uma conta no YouTube.
Por outro lado, a competição no YouTube é cada vez maior. A cada minuto são carregadas mais de 500 horas de vídeo no YouTube.
Por isso mesmo, é fundamental que os teus conteúdos estejam o mais otimizados possíveis, para que consigas alcançar um lugar de destaque nesta plataforma.
Adicionalmente, otimizar para YouTube é também otimizar para o Google. Isto porque vídeos do YouTube têm conquistado cada vez mais protagonismo na SERP, sendo apresentados muitas vezes no topo dos resultados da pesquisa.
Vídeos do YouTube a serem apresentados na Google SERP
Segundo dados do Data Reportal (Digital 2022: Portugal), em janeiro de 2022, existiam 7.27 milhões de utilizadores de YouTube – o equivalente a 71,6% da população total de Portugal.
Também o SEMRush confirma a grande popularidade desta plataforma de conteúdo, tendo sido – em fevereiro de 2022 – o terceiro website mais visitado em Portugal, com um total de 37.313.476 de visitas. O Google e Facebook lideram o top de websites com maior tráfego, respetivamente.
Websites Mais Visitados em Portugal a Fevereiro de 2022 (SEMRush)
O YouTube tem o seu próprio algoritmo, que procura apresentar aos seus utilizadores os melhores conteúdos possíveis no momento em que é realizada uma pesquisa.
E na verdade, este motor de busca de vídeo conta com diferentes algoritmos.
Existem algoritmos para a página inicial, baseados essencialmente no teu histórico de visualização e engagement, nas tuas subscrições e na performance individual dos vídeos relacionados dos teus interesses.
Também a secção trending tem em consideração os seus próprios sinais, entre os quais o número de visualizações, a rapidez com que o vídeo está ganhar visualizações e a data da publicação.
Os vídeos recomendados são personalizados de acordo com o histórico de visualização e preferências do utilizador. Os suggested videos são baseados em dois fatores principais: o tipo de vídeos que a audiência viu recentemente e o vídeo que a audiência está naquele momento a ver.
Já no caso das páginas de resultados quando ocorre uma pesquisa, o algoritmo também tem as suas particularidades. De acordo com a própria Google, a ordem apresentada dos vídeos tem em consideração dois fatores primordiais:
Encontra as melhores palavras-chave para o YouTube
Não é novidade que as keywords são o coração do SEO.
À semelhança das tradicionais otimizações para o Google, também no YouTube uma parte fundamental para iniciares a otimização de um vídeo é identificares as palavras-chave através das quais os utilizadores procuram por certas temáticas ou conteúdos.
Esta análise de keywords vai também ajudar-te a perceber se o conteúdo que planeias desenvolver vai ou não ao encontro daquilo que os utilizadores precisam de saber, das suas necessidades ou problemas.
O teu objetivo aqui é encontrares palavras-chave com alto volume de pesquisa, mas com pouca competição.
Para cada vídeo é importante que determines uma focus keyword, ou seja, a palavra-chave principal e predominante para a tua otimização.
Adicionalmente, deves também identificar outras keywords complementares e secundárias, que estejam igualmente relacionadas com essa palavra-chave principal – tal como sinónimos, variações long-tail ou outras palavras relacionadas com o tópico abordado.
E como podes encontrar keywords para YouTube?
Existem várias formas e ferramentas que te permitem identificar as palavras-chave com maiores volumes de pesquisa, dando-te inclusive sugestões de variações de keywords bastante populares.
A primeira opção é utilizares plataformas de SEO, tal como o SEMRush, Ahrefs ou Keyword Tool AI que te permitam fazer este levantamento e análise de keywords.
O SEMRush é a minha ferramenta de SEO de eleição e aquela que mais uso regularmente no meu dia-a-dia.
No entanto a Ahrefs e Keyword Tool AI tem uma solução específica para análise de YouTube Keywords que te permite, gratuitamente, identificar o top de palavras chave que as pessoas estão a pesquisar: a YouTube Keyword Tool e a YouTube Tag.
Uma alternativa 100% gratuita é analisares as YouTube Suggestions, a própria barra de pesquisa do YouTube.
Análise de Keywords sobre NFTs (SEMRush)
Identifica as melhores práticas
Antes de partires para a implementação das keywords no teu vídeo, outra boa prática é analisares a estratégia da tua concorrência.
Não olhes apenas para o teu umbigo.
Faz uma pesquisa no YouTube com as keywords pelas quais queres ser encontrado e analisa os vídeos que estão a aparecer nas primeiras posições. Quais são as keywords mais utilizadas pelos concorrentes? Onde estão a incluir as palavras-chave? Qual a duração média dos seus vídeos?
Podes também realizar a pesquisa no próprio Google, para encontrar os vídeos que são apresentados como rich results. Vais conseguir determinar o tipo de vídeos que estão a ser destacados, bem como os seus títulos e outras componentes on-page.
Ao otimizares quer para os resultados do YouTube quer para Google, vais estar a aumentar as tuas fontes de tráfego.
Procura identificar, nestes vídeos mais populares, não só as keywords que estão a utilizar nos títulos dos vídeos e nas descrições, como também nas YouTube Tags.
Consegues identificar as tags que estão a ser utilizadas num determinado vídeo ao clicares em “Ver Origem da Página” e localizares a secção de “Keywords”.
Ao utilizares algumas destas palavras-chave nas tags do teu vídeo, vais aumentar a probabilidade de apareceres na barra lateral de vídeos recomendados (os “suggested vídeos”), uma outra possível fonte de tráfego para o teu vídeo.
Identificação de YouTube Tags em Vídeo no YouTube, Através de “Ver Origem da Página”
Faz upload do vídeo com um nome SEO friendly
Uma das primeiras otimizações que podes começar por aplicar é relacionada com o nome do ficheiro do teu vídeo.
Sim, o algoritmo do YouTube olha para as keywords que fazem parte do file name do conteúdo que carregas para o teu canal.
Por isso, ao invés de realizares um upload com um nome do ficheiro do tipo “video_versao_final_25”, procura tornar este nome friendly, descritivo do teu conteúdo e, o mais importante, que inclua a tua focus keyword.
Nome de Ficheiro Otimizado para YouTube
Coloca as keywords importantes num título apelativo
O título do teu vídeo é um dos elementos mais importantes a otimizar.
Inclui a tua target keyword neste título e, preferencialmente, colocada no início da frase (o mais à esquerda possível).
Este título pode ir até 100 caracteres, mas não ultrapasses os 70 caracteres. Assim garantes que todo o teu título é visível para os utilizadores e que não existem partes cortadas no ecrã dos utilizadores. Sê conciso!
Garante também que o título está relacionado com o conteúdo. Evita o clickbait, uma vez que poderá deixar a tua audiência frustrada e impactar negativamente o teu engagement.
Sendo o CTR um dos indicadores mais relevantes para o YouTube, deves procurar tornar este título apelativo e capaz de despoletar curiosidade. Clarifica o benefício ao ver o vídeo e para quem se destina.
Existem algumas estratégias que tendem em atrair mais cliques, entre as quais:
Neste Título, Encontramos a Focus Keyword Colocada no Início do Texto
Descreve o teu vídeo incluindo as keywords importantes
À semelhança do teu título, também a descrição é um dos campos mais importantes para o teu vídeo ser descoberto em search no YouTube.
A descrição pode conter até 5.000 caracteres.
É a secção em que deves descrever o teu vídeo sem dar muitos detalhes sobre ele.
À semelhança do título, também a descrição deve conter as keywords mais importantes.
Na primeira frase é fundamental que incluas a tua target keyword. No resto do copy deves procurar ir incluindo as tuas keywords secundárias – sempre de forma natural e lógica.
É, adicionalmente, também um campo importante para o aumento do CTR, uma vez que os primeiros 157 caracteres são apresentados no video snippet da página de resultados do YouTube, junto ao título do vídeo.
Neste Exemplo de Descrição, Encontramos as Keywords Principais Logo no Primeiro Parágrafo
Ajuda o algoritmo a compreender o teu conteúdo
As tags são keywords que ajudam o YouTube a compreender melhor do que se trata o teu conteúdo.
Ao adicionares estas palavras-chave ao vídeo vais estar ajudar os utilizadores a chegar até ele, principalmente quando o conteúdo do teu vídeo é frequentemente escrito de diferentes maneiras ou com erros (ex. “Sporting Clube de Portugal”, “Sporting Lisbon”, “SCP”).
Nas tags que adicionares, procura incluir as tuas keywords mais importantes.
Podes usar a fórmula TSC, apresentada pelo especialista em SEO Brian Dean:
Estas tags devem ser usadas de forma estratégica. Recordo que ao introduzires Youtube Tags semelhantes aos vídeos mais populares relacionados com o teu conteúdo, estarás a aumentar a probabilidade de aparecer como suggested video e, por sua vez, receberes um boost nas visualizações do teu vídeo.
Um cuidado que deves ter é não adicionar uma quantidade excessiva de tags, o YouTube pode olhar para isto como spam.
Aumenta o watch time e ranqueia para mais keywords
Também as legendas ajudam o YouTube a compreender melhor do que se trata o conteúdo do teu vídeo.
Dão informação contextual ao algoritmo do YouTube.
Assim sendo, transcrever o conteúdo vai ajudar a que o teu conteúdo seja encontrado mais facilmente, não só pelo YouTube, como também pelo próprio Google. O texto é indexado e vamos conseguir classificar para muitas mais keywords.
Procura incluir nestas legendas a tua target keyword, pelo que deves garantir durante a gravação do vídeo que referes esta palavra-chave principal.
Transcrever o vídeo é um trabalho que pode ser demorado e até aborrecido, mas vai ajudar o teu YouTube SEO.
Adicionalmente, as legendas são importantíssimas para aumentar o engagement da audiência, um fator que potencializa o watch time e que permite que os utilizadores possam visualizar o vídeo mesmo em ocasiões e espaços onde não possam ter o som ligado.
Para transcreveres legendas dos teus vídeos de forma automática, explora a ferramenta Subtitles da Descript.
Processo de Introdução de Legendas num Vídeo do YouTube
Potencializa a exposição do teu vídeo
Embora não seja uma prática tão comum quando comparado com o Instagram ou Twitter, incluir hastags nos teus vídeos do YouTube pode resultar numa potencialização orgânica das tuas visualizações.
Estes hastags são clicáveis e encontram-se apresentados acima do título do vídeo. Ao clicar num destes hastags, o utilizador é redirecionado para uma página de resultados no YouTube que reúne todos os vídeos que incluam a keyword respetiva.
É uma excelente forma de novos utilizadores descobrirem o teu canal, sobretudo se estiver associado a uma temática trending ou com altos volumes de pesquisa e pouca competição.
Assim sendo, procura acrescentar – na descrição do teu vídeo – até 5 hastags que estejam relacionados com o teu conteúdo, incluindo a tua focus keyword e nome da tua marca/canal (branded keywords).
Página da Hastag “NFT” no YouTube
Aparece no lugar certo, à hora certa, para as pessoas certas
Este é um simples passo e que pode fazer toda a diferença na forma como o vídeo é ou não distribuído pela audiência certa.
Existem várias categorias disponíveis, desde música, jogos e entretenimento, até notícias e tecnologia.
O teu objetivo aqui é escolher a categoria que melhor se associa ao teu conteúdo, de modo a garantires que o YouTube recomenda eficazmente o teu vídeo pelos utilizadores que procuram efetivamente por esse tipo de conteúdo.
Aumenta o teu CTR com miniaturas apelativas
A thumbnail, também conhecida por miniatura ou capa, do teu vídeo tem um impacto muito significativo no CTR do teu vídeo. Esta é uma métrica que – reforço – é extremamente valorizada pelo algoritmo do YouTube.
Para atraíres o máximo de cliques possível é importante que invistas algum tempo no design das tuas thumbnails.
Não sejas preguiçoso e não escolhas apenas um dos frames do vídeo como capa. Investe tempo e cria uma thumbnail de qualidade personalizada.
Na prática, o processo de criação de uma thumbnail poderá começar por uma sessão fotográfica ou uma pesquisa por uma imagem relacionada com o conteúdo que vias partilhar.
Depois disso, deves trabalhar a miniatura numa plataforma de edição de imagem, tal como o Adobe Photoshop ou Canva.
Estes são algumas das estratégias de como fazer uma thumbnail para YouTube de qualidade:
Garante que a audiência continua a ver os teus conteúdos
Criar playlists é uma estratégia importante para dar um boost à visibilidade dos teus vídeos e aumentar a probabilidade dos utilizadores continuarem a ver outros vídeos do teu canal.
É uma boa prática produzir séries de conteúdo, que levem o espetador a continuar a ver vídeos teus relacionados, evitando um bounce para outros canais concorrentes.
Em cada vídeo, aproveita para adicionar – no estúdio de criação do YouTube – cartões de informação ou ecrãs finais que promovam a continuação de visualização dessa série ou outros conteúdos complementares no teu canal.
YouTube SEO é um processo fundamental para todos os criadores de conteúdo que procuram fazer crescer o seu canal e aumentar o número de visualizações dos seus vídeos organicamente.
Como pudeste ver neste guia, a prática de SEO no YouTube é algo que envolve tempo e dedicação, mas que traz resultados para todos os YouTubers que apliquem algumas destas estratégias de forma adequada.
Estas otimizações vão definir quem está em primeiro lugar no YouTube.
Muitas das estratégias de YouTube SEO estão relacionadas com on-page video optimization (tal como inclusão de keywords estrategicamente no título, na descrição e nas YouTube Tags) e com in-video optimization (entre as quais a implementação de legendas nos teus vídeos e criação de playlists no canal de YouTube).
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