Bernardo Ferreira

Google Search Generative-Experience - Otimização SEO

Novo Google SGE: Otimizações SEO para AI Overviews

Descobre as melhores estratégias de otimização SEO para a Google Search Generative Experience.

Bernardo Ferreira - Ícone

Bernardo Ferreira

Especialista em Marketing Digital e SEO | Autor do Artigo

A Google está prestes a implementar a sua maior transformação de sempre – não só ao nível do seu algoritmo como também do interface.

Falo-vos de uma autêntica revolução no maior motor de busca do mundo, que vai introduzir respostas geradas por inteligência artificial na página de resultados.

É verdade que a Google faz alterações ao seu algoritmo todos os dias.

Mas nunca antes existiu uma transformação que impactasse tão significativamente a forma como os resultados são apresentados e também o modo de interagir com esta ferramenta.

Neste artigo vais ficar a conhecer tudo sobre a nova Google Search Generative Experience (SGE), bem como algumas das estratégias SEO que podes começar já aplicar.

O Que é a SGE da Google?

Search Generative Experience (SGE) é a nova versão do motor de busca da Google, que apresentará respostas geradas por inteligência artificial.

O pilar desta transformação prende-se com o facto da Google deixar de ser um motor de busca para passar a ser um motor de respostas.

A SGE vai ser dominada por este novo módulo de inteligência artificial: o AI-Snapshot. Este é um bloco de texto gerado automaticamente por inteligência artificial, com informação proveniente de diferentes websites.

E nós vamos interagir com este motor de busca numa forma semelhante ao que fazemos atualmente com ferramentas semelhantes como o Google Bard ou até mesmo o ChatGPT.

Esta nova experiência vai ter uma lógica conversacional. É um motor de busca muito mais inteligente e capaz de dialogar connosco tal como um humano.

Google SGE

Como Será a SERP da Google SGE?

Vamos agora analisar em detalhe esta nova SERP.

Antes de começarmos, quero só dar uma pequena nota introdutória: a Google ainda está a refinar o layout deste AI-Snapshot. Por isso, é provável que até à data do seu lançamento possam existir algumas alterações.

Como podem ver, os resultados orgânicos perderam a sua predominância para este novo módulo de AI.

O AI-Snapshot é o grande destaque na página de resultados da Google, que será apresentado sempre no topo da SERP.

Este módulo de AI vai ser o protagonista na página de resultados em diferentes intenções de pesquisa, quer em keywords informacionais quer também em pesquisas com intenção transacional.

O Google SGE é composto 6 elementos principais:

Google Search Experience (SERP with a Search Ad)

💸   1. Anúncios de pesquisa: os anunciantes vão poder continuar a comprar keywords, garantindo a visibilidade do seu site acima do AI Snapshot.

🤖  2. Conteúdo gerado por inteligência artificial: grande parte do AI Snapshot apresentará texto, tabelas ou outros resultados visuais gerados por inteligência artificial. Mesmo que o teu site seja um dos selecionados para alimentar esta área, o mais provável é que a tua marca passe neste texto.

🖼️  3. Carrossel de Resultados: destaque aos sites selecionados pelo AI que alimentam a resposta gerada no texto apresentado.

↕️  4. Ícone de detalhes: botão clicável que expande o AI-Generated Text com informações sobre as fontes de informação de cada secção do texto.

❓  5. “Ask a follow up”: botão clicável que permite que o utilizador introduza uma nova search query tendo como contexto a pesquisa anteriormente realizada. O utilizador entra num interface conversacional.

🤷🏻‍♂️  6. Carrosel com sugestões de “Follow-up Questions”: uma espécie de evolução do atual “People Also Asked”, com botões clicáveis que encaminham o cliente para o interface conversacional.

Uma informação importante que conseguimos tirar desta nova SERP: nem sempre os websites selecionados pelo AI-Snapshot são os mesmos que se classificam melhor organicamente – pelo contrário.

Na verdade, o primeiro link apresentado no AI Snapshot é o mesmo que o primeiro resultado orgânico em apenas 12% das vezes. E em 45% das pesquisas, estes destaques não são sequer provenientes dos primeiros 10 resultados.

Para além deste AI Snapshot, a SERP continuará a incluir os tradicionais resultados orgânicos, bem como anúncios de pesquisa.

Nos cenários de pesquisas transacionais, o comportamento da SERP sofre algumas alterações:

Google Search Experience (SERP Transacional)

Os anúncios de Google Shopping terão um papel crucial na página de resultados. Estes destaques de produto serão apresentados em múltiplas áreas da SERP, incluindo acima do próprio AI Snapshot.

O AI Snapshot também sofre alterações. Para além de AI-Generated Text e dos carrosséis anteriormente apresentados, existe também a inclusão de Product Links. Estes destaques incluem diversas informações sobre produtos que dão match à keyword introduzida, incluindo imagem, preço e descrição do produto.

No entanto, ao contrário dos anúncios de shopping ou resultados orgânicos de páginas de produto, estes links não apontam para um único retalhista.

Ao clicar nestes produtos surge uma barra lateral que enumera todos os vendedores disponíveis, ordenados normalmente pelo preço.

Google SGE - Transactional-Keyword - Nike-Shopping - Search Query Example

Quais os Desafios com a Chegada do Novo Google?

A chegada da SGE promete grandes desafios para as marcas.

O primeiro deles diz respeito ao impacto na jornada do cliente. Os utilizadores vão ser capazes de encontrar respostas às suas questões diretamente na SERP sem precisarem de entrar em websites.

As pessoas vão passar muito mais tempo no Google, já que o AI-Snapshot lhes vai dar uma resposta imediata, curta e relevante.

E isto vai resultar numa quebra do tráfego orgânico para a generalidade dos websites. E este impacto será ainda mais significativo naqueles que dependem essencialmente de keywords informacionais.

Os primeiros estudos indicam que esta quebra de tráfego proveniente de Google poderá andar acima dos 20%.

Posto isto, é expectável um aumento no número de Zero-Click Keywords, palavras-chave com alto volume de pesquisa mas CTRs muito reduzidos, já que as respostas serão dadas diretamente na SERP.

Mas embora as pesquisas informacionais sejam um grande desafio nesta nova versão do Google, os e-Commerces podem (para já) ficar descansados.

As pessoas vão continuar a chegar às landing pages de meio e fundo de funil – já que ainda não é possível comprar produtos diretamente na SERP.

Assim sendo, um dos segredos para o sucesso nesta nova era de pesquisa é otimizar páginas de conversão, incluindo páginas de catálogo, geração de leads ou de produto.

Otimizações SEO para SGE

Surge então a seguinte pergunta:

Como posso implementar otimizações SEO para SGE?

A primeira coisa que temos de compreender é que otimizar para o novo Google vai implicar otimizar para os tradicionais resultados orgânicos + otimizar para o AI Snapshot.

Isto é, as tradicionais estratégias de SEO que resultam nos dias de hoje podem não garantir que o teu website seja o escolhido pelo módulo de inteligência artificial.

E existem já algumas estratégias que permitem otimizar para SGE:

    1. EEAT

    Google EEAT (SEO)

    A Google vai privilegiar sites com altos índices de confiança e expertise nas mais variadas áreas. Ao contrário dos tradicionais resultados orgânicos, no AI-Snapshot a Google está a dar a cara, apresentando a resposta que considera mais válida para a questão colocada pelo utilizador.

    E existe um indicador no algoritmo da Google, chamado de EEAT (experience, expertise authoritativeness and trustworthiness) que ganhará ainda mais importância no novo Google. Cabe às marcas transmitir um conjunto de sinais ao Google que garantam que o seu website é especialista em determinadas áreas de conhecimento.

    Para se ganhar esta autoridade, existem algumas estratégias que os websites podem implementar, incluindo a produção de conteúdo de alta qualidade sobre a área de atuação, geração de backlinks provenientes de sites relevantes, garantir que os autores dos artigos têm experiência na área e várias menções, referenciar fontes externas de confiança, entre outros.

      2. Readability

      Readability (Google SEO)

      Esta estratégia prende-se com a aplicação de um conjunto de esforços que garantam que o conteúdo de um website é fácil de ler.

      A Google privilegia websites que otimizem para humanos (e não apenas para os algoritmos de pesquisa).

      Existem algumas estratégias de otimização da facilidade de leitura e interpretação de um conteúdo, tal como:

      • Escrever com uma lógica de pirâmide invertida, 
      • Organizar o conteúdo com subheadings;
      • Garantir que o texto é “skimmable” (através do uso de negritos, sublinhados, listas, tabelas, etc);
      • Evitar grandes blocos de texto (e também o contrário, parágrafos demasiado curtos, os apelidados “micro-paragraphs”);
      • Evitar keyword stuffing e outros.

      3. Natural Language

      Natural Language SEO

      As pesquisas serão semelhantes à forma como interagimos com outros seres humanos, com recurso a linguagem natural e descritiva. O objetivo aqui é fugir à linguagem robótica e aplicar uma escrita conversacional ao longo do conteúdo da página.

      As tecnologias de NLP (Natural Language Processing) garantem aos algoritmos da Google ter a capacidade de compreender a linguagem humana e oferecer a melhor resposta possível aos utilizadores.

      Deste modo, otimizar para SGE implica humanizar ao máximo o conteúdo de um website:

      • Otimizar para search queries iniciadas por preposições interrogativas / questions words (tal como “porque”, “como” e “o que”)
      • Escrever como as pessoas falam
      • O texto deve soar como as pessoas falam, entre outras estratégias similares

      4. Long-tail Keywords

      Long-tail Keywords em SEO

      As marcas devem preparar-se para as super-long tails. O facto dos utilizadores começarem a pesquisar de uma forma mais humanizada vai implulsionar o uso de um maior número de keywords rm cada search query.

      Isto vai motivar a que os websites otimizem as suas landing pages para palavras-chave descritivas e muito mais específicas. É importante que recordar que estas keywords long-tail embora tenham volumes de pesquisa mais reduzidos tendem em ser menos competitivas e levar um público mais qualificado para os websites.

      5. Schema Markup

      Schema Markup em SEO

      A implementação de dados estruturados – quer em páginas informacionais quer de conversão – vai potenciar a compreensão dos elementos da landing page ao algoritmo.

      O Schema Markup funciona como uma espécie de vocabulário que dá ao motor de busca mais informações sobre do que se trata o conteúdo da página. Os crawlers utilizam estes dados para apresentar de forma correta informações sobre a landing page diretamente na SERP.

      Existem centenas de tipologias de dados estruturados, sendo os mais comuns de Produto, Reviews, FAQs, Organização, Evento e Notícias.

      6. CRO

      CRO - Man Shopping Online

      Ter menos tráfego não significa necessariamente ter menos conversões.

      É importante garantir que as páginas estão otimizadas, incluindo descrições de produto detalhadas, imagens e vídeos de produto adequadas, navegação interna facilitada, motor de pesquisa interna otimizado, filtros de navegação otimizados e muitas outras estratégias.

      Descobre mais sobre as melhores estratégias de CRO em eCommerce.

      7. SEM

      SEM no Novo Google SGE

      Preparar estratégias integradas entre SEO e SEA será um dos segredos para o sucesso de uma organização em Google Marketing. Principalmente no caso de e-Commerces, Google Shopping e Search Ads ganharão ainda maior relevância já que podem ser destacados acima do AI Snapshot em pesquisas com intenção comercial.

      Para keywords onde o módulo de AI ocupe grande parte da página de resultados, os anúncios de pesquisa serão essenciais para compensar essa perda de visibilidade orgânica.

      FAQs sobre a Google SGE

      O que é o Google SGE?

      O Google SGE é a sigla para a Search Generative Experience, um novo Google empoderado por Generative AI. A SERP passa a ter respostas geradas por inteligência artificial no topo página de resultados, quer para pesquisas informacionais como também transacionais.

      Qual a data de lançamento para o novo Google SGE em Portugal?

      A data de lançamento para o novo Google SGE em Portugal está prevista para 2024.

      Vou perder tráfego orgânico na SGE da Google?

      Sim, está prevista uma quebra no tráfego orgânico para a generalidade dos sites, sobretudo para blogs e conteúdos informacionais. Os primeiros estudos indicam que é esperada uma descida no tráfego orgânico acima dos 20%.

      Quando foi anunciada a Google Search Generative Experience?

      A Google Search Generative Experience foi anunciada a 10 de maio de 2023.

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